Investigadores procuram detetives de DNA para ajudar os promotores por caça furtiva de rinoceronte com evidências forenses – ScienceDaily

O projeto faz parte do programa de conservação Rhino DNA Indexing System (RhODIS-Índia). Esta base de dados foi criada para construir um catálogo de DNA do maior rinoceronte indiano de um chifre, Rhinoceros unicornis, para combater a caça furtiva de rinoceronte e ajudar nos esforços de conservação para esta espécie vulnerável.

Inspirado por um programa semelhante na África do Sul, o estudante de doutorado e pesquisador principal Tista Ghosh, junto com o Dr. Samrat Mondol (WII) e Amit Sharma (WWF Índia), coletou estrume de 749 rinocerontes para coletar informações genéticas vitais. Ao analisar o estrume em busca de traços de sinais genéticos específicos da população, uma linha de base genética foi criada para rinocerontes em toda a Índia e 406 indivíduos únicos foram identificados.

Marcadores microssatélites estão presentes no DNA nuclear, semelhante a uma impressão digital, onde cada indivíduo possui sua assinatura genética única. O uso de 14 marcadores ajuda a identificar indivíduos a partir de dados de esterco com base na assinatura individual de um rinoceronte.

Comparando amostras apreendidas de chifres de rinoceronte com essas pistas genéticas específicas, os pesquisadores conseguiram rastrear o rinoceronte de volta à sua população reprodutora, identificando assim as rotas de comércio e apontando para os focos de caça furtiva, que são notoriamente difíceis de rastrear pelas forças de segurança tradicionais. .

“Ter um mapa de frequência de alelo ajuda a identificar a localização da amostra de rinoceronte órfão apreendida de sua população reprodutora com base em assinaturas genéticas”, disse Tista Ghosh.

A equipe forense de WII também conseguiu comparar um cadáver supostamente caçado em uma área protegida com um chifre apreendido encontrado em outro lugar ao longo da rota comercial na Índia. Ocasionalmente, eles tinham tão pouco com o que trabalhar, como sujeira manchada de sangue, seixos ou uma bala para perfis de DNA.

Esses resultados mostram as poderosas habilidades que este painel microssatélites tem em abordar crimes contra a vida selvagem e fornecer informações valiosas para o departamento florestal. Além disso, a comparação de DNA individual ajuda nos processos judiciais, fornecendo evidências científicas concretas sobre a caça ilegal de rinocerontes selvagens, nativos da Índia.

Sobre a importância deste método, Tista disse: “Muitas vezes as partes do corpo de rinocerontes apreendidas são encontradas após um longo período de incidência de caça furtiva, por isso é difícil determinar a localização do crime. Por isso, é importante localizar essas redes e fazer com que as forças de segurança quebrem a cadeia de negócios. “

A população atual de grandes rinocerontes indianos com um só chifre é relativamente pequena, aproximadamente 3.500 rinocerontes. Usando probabilidades estatísticas, a equipe calculou que 14 marcadores microssatélites eram suficientes para fazer uma única correspondência em toda a faixa populacional.

Além disso, os pesquisadores estão dispostos a colaborar com as equipes de campo do Nepal para estender este trabalho ao segundo reduto do rinoceronte-de-um-chifre.

No entanto, no campo da ciência forense da vida selvagem, existem limitações graves devido à baixa qualidade da amostra e às circunstâncias em que os dados não podem ser gerados usando apenas microssatélites. Nesses cenários, Tista disse sobre esses desenvolvimentos emocionantes: “Estamos planejando fazer uma triagem de DNA mitocondrial para procurar marcadores genéticos específicos de parque / estado e combinar esses dados com nosso banco de dados existente para evitar tais situações.”

Além disso, o painel de marcadores RhODIS-Índia ainda está em processo de desenvolvimento de uma ‘escada alélica’ (referência) para comparações com outros laboratórios. Quando disponível, isso promoverá uma maior colaboração entre a comunidade forense global da vida selvagem. Para aumentar o tamanho do banco de dados, já há planos de realizar uma amostragem mais ampla em toda a área de distribuição do rinoceronte indiano.

A palestra de Tista Ghosh estará disponível sob demanda de 14 a 18 de dezembro de 2020 no Festival de Ecologia. O procedimento de seleção para um painel de 14 microssatélites e sua aplicação para conter a caça furtiva de rinocerontes na Índia está atualmente sendo revisado em uma revista científica revisada por pares. Esta conferência online reunirá 1.400 ecologistas de mais de 50 países para discutir os últimos avanços na ecologia.

Esta pesquisa é liderada pelo Wildlife Institute of India e pelo MOEFC & C (ministério do meio ambiente) na Índia, em colaboração com o WWF India e o Wildlife Institute of India.