Ilhas gigantes submersas como passagem

Fósseis de animais terrestres da América do Sul foram encontrados nas Antilhas, mas como esses animais chegaram lá? De acordo com cientistas do CNRS, l’Université des Antilles, l’Université de Montpellier e d’Université Côte d’Azur, a terra surgiu nesta região e depois desapareceu sob as ondas por milhões de anos, explicando como algumas espécies foram capazes de para migrar para as Antilhas. Este estudo será publicado na edição de junho de 2021 em Críticas da Earth Science.

Os fósseis de animais terrestres das Antilhas, incluindo mamíferos e anfíbios, têm seus parentes mais próximos na América do Sul. A travessia do Mar do Caribe a partir da América do Sul foi possível, portanto, mas como?

Como hay que descartar el nado por todo el continente, dado que varios cientos de kilómetros separan el continente sudamericano de las Antillas, la dispersión de esta fauna se ha atribuido bien a balsas naturales provenientes de los ríos inundados del continente, bien a la existencia de terra firme. pontes que agora estão submersas.

Um projeto científico envolvendo geólogos, paleontólogos e geofísicos1 está resolvendo alguns dos mistérios relacionados a essas espécies terrestres nas Antilhas. Os pesquisadores reconstruíram a geografia do norte das Pequenas Antilhas nos últimos 40 milhões de anos e mostraram que os movimentos das placas tectônicas na junção entre as Pequenas Antilhas, as Grandes Antilhas e o Cume das Aves (uma montanha subaquática), eles têm vários eras deram origem a arquipélagos e ilhas bastante próximas umas das outras, que mais tarde foram devoradas ao longo do tempo.

Além dos movimentos tectônicos, os ciclos glacial-interglaciais durante 1,5 milhão de anos (Quaternário) favoreceram o aparecimento e desaparecimento dos arquipélagos. Na verdade, durante esses ciclos, o nível do mar diminui ou aumenta dependendo do armazenamento de água nas calotas polares ou do seu derretimento (a duração desses ciclos é de cerca de 100.000 anos). A formação desses arquipélagos pode ter favorecido as conexões terrestres entre a Cordilheira de Aves, as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas.

Os cientistas vão agora estender seus estudos para o sul, entre Guadalupe e a América do Sul, para reconstruir a geografia passada de toda a placa do Caribe, a fim de definir mais precisamente a natureza das rotas de dispersão das espécies terrestres entre as Américas.

Materiais fornecido por CNRS. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.