Gatos selvagens ameaçados por seus primos domésticos – ScienceDaily

Os gatos selvagens europeus, que se acredita terem sido extintos há cerca de 50 anos nas montanhas do Jura, desde então recolonizaram parte de seu antigo território. Esse ressurgimento em uma área ocupada por gatos domésticos vem acompanhado de cruzamentos genéticos entre as duas espécies. A hibridização entre organismos selvagens e domesticados é conhecida por colocar em perigo o pool genético das espécies selvagens. Em um estudo a ser publicado na revista Aplicações evolutivas, uma equipe de biólogos da Universidade de Genebra (UNIGE), em colaboração com a Universidade de Zurique e a Universidade de Oxford, modelou as interações entre as duas espécies para prever o futuro do gato selvagem na região montanhosa do Jura suíço. Os diferentes cenários modelados pelos cientistas mostram que dentro de 200 a 300 anos, um tempo muito curto em termos evolutivos, a hibridização levará a uma substituição genética irreversível dos gatos selvagens, tornando impossível distingui-los de seus primos domésticos, como já acontece. caso na Escócia e na Hungria.

Embora o gato selvagem europeu (Felis silvestris) ou gato da floresta já tenha sido muito comum, foi vítima de intensa caça nos séculos 19 e 20 e de desmatamentos massivos que reduziram seu habitat natural, causando seu desaparecimento em algumas partes. da Europa. Na Suíça, o gato selvagem foi considerado praticamente extinto, sem deixar vestígios por 25 anos de 1943 a 1968. Graças a uma lei federal que protege o animal desde 1962, o gato selvagem recolonizou as florestas e prados da Serra do Jura, onde vive ao lado do gato doméstico (Felis catus) em particular. Embora alguns os considerem duas espécies, ou como subespécies diferentes, os gatos selvagens e os gatos domésticos podem cruzar e ter gatinhos híbridos e férteis. Eles têm o genoma de ambas as espécies e podem dar origem a descendentes que carregam os genes recombinantes de cada espécie. Essas hibridizações representam uma nova ameaça para o lince, pois causam transferências de genes com base em um mecanismo conhecido como introgressão genética. Esse mecanismo pode resultar rapidamente na disseminação de genes das espécies mais abundantes no genoma das espécies mais raras. Há um risco de curto prazo de que o genoma do gato doméstico substitua gradualmente o gene do gato selvagem, que é notavelmente menos abundante do que o de seu primo doméstico, levando à extinção do gato selvagem.

Recolonizando o território

Cientistas da UNIGE e da Universidade de Zurique mostraram em estudos anteriores que há maior introgressão do genoma do gato selvagem pelos genes do gato doméstico do que vice-versa. A expansão demográfica e territorial dos gatos selvagens nos últimos 50 anos foi identificada como a causa mais provável dessas introgressões, o que é consistente com observações em campo. Esta conclusão foi alcançada usando modelos de simulação bioinformática que levam em consideração características ecológicas e genéticas. Foi estimado que cerca de 5-10% dos contatos entre gatos domésticos e selvagens produziram gatinhos híbridos. A partir dessas descobertas, o modelo computacional foi aprimorado para fazer projeções e definir a urgência de intervenção e preservação da espécie.

A única solução: acabar com a miscigenação

Os fatores variáveis ​​do modelo incorporado no novo artigo, cujo último autor é Mathias Currat, pesquisador sênior do Departamento de Genética e Evolução da UNIGE, são a taxa de hibridização, a competição pelos recursos do meio e o tamanho das populações. Independentemente do cenário que ocorra ao atuar sobre essas variáveis, é esperada uma introgressão muito forte do genoma do gato doméstico no genoma do gato selvagem. Mathias avisa: “Isso é mais forte com tamanhos populacionais comparáveis ​​aos de hoje, mas ainda é muito alto mesmo quando consideramos condições mais favoráveis ​​para o lince, como um aumento no tamanho de sua população ou uma vantagem competitiva sobre o gato doméstico nas regiões onde convivem ”. Juan Montoya-Burgos, diretor do laboratório do Departamento de Genética e Evolução da UNIGE, e coautor do estudo, alerta: “O modelo leva a uma substituição genética irreversível que resulta no desaparecimento definitivo do gato selvagem. Apenas o fim da miscigenação entre as duas espécies prevêem a conservação de espécies selvagens. “

Ação necessária agora

Conclui-se que o lince permanece uma espécie em extinção, apesar dos sinais positivos de sua recente expansão. O modelo dinâmico proposto no estudo da UNIGE, que combina o crescimento demográfico e espacial das populações de gatos selvagens, pode ser usado para prever o futuro da espécie. Dependendo dos vários cenários, os gatos selvagens irão se assimilar aos gatos domésticos em apenas 200 a 300 anos, como já é o caso na Escócia e na Hungria. “Um evento de hibridização tem um impacto proporcionalmente muito maior na população de gatas selvagens, que consiste em algumas centenas de indivíduos, do que na população doméstica, que chega a mais de um milhão de indivíduos na Suíça”, diz Mathias Currat.

Uma iniciativa sugerida pelos autores é reduzir drasticamente as oportunidades de hibridização nas margens de territórios selvagens. Campanhas de esterilização de gatos domésticos que moram perto de fazendas ou florestas são apenas uma das propostas. As fêmeas devem ser o alvo principal, pois as fêmeas domésticas acasalam mais facilmente com linces machos do que gatos domésticos machos com fêmeas selvagens. “É provável que as primeiras intervenções sejam menos onerosas em termos econômicos e ambientais. Se permanecermos passivos, a ameaça de pesar sobre os gatos selvagens no Jura corre o risco de ser irreversível”, conclui Juan Montoya-Burgos.

materiais fornecido por Universidade de Genève. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.