Estudo melhora a capacidade de prever como as baleias viajam pelo habitat do oceano – ScienceDaily

Cientistas do Centro Anderson Cabot for Ocean Life do Aquário da Nova Inglaterra publicaram recentemente um estudo que pode ajudar os pesquisadores a entender onde mais proteções são necessárias para as baleias da Groenlândia.

O Dr. Dan Pendleton e a Dra. Jessica Redfern formaram uma parceria com a Dra. Elizabeth Holmes do Serviço Nacional de Pesca Marinha e com a Dra. Jinlun Zhang da Universidade de Washington para o estudo, que foi publicado no jornal. Diversidade e distribuições como uma história de capa. A equipe usou um conjunto de dados muito detalhado para modelar o habitat adequado para as baleias do Ártico Ocidental da Groenlândia no Mar de Beaufort ao norte do Alasca. O mapa do modelo geralmente corresponde à localização de avistamentos de baleias já documentados, sugerindo que o modelo pode fornecer informações úteis para outras espécies de baleias.

A maioria dos modelos de distribuição de espécies usa dados como profundidade do oceano, temperatura e química da água, mas com a adição de alimentos, um dos principais fatores para as espécies habitarem uma área, os cientistas do aquário foram capazes de melhorar a capacidade de produzi-los. previsões. A chave do sucesso desse modelo foram os cálculos que estimam as flutuações da presa da baleia: o zooplâncton.

O uso de modelos de distribuição de espécies centradas na presa é benéfico para entender onde as baleias estão agora e onde estarão no futuro. Como a mudança climática continua aquecendo as águas e derretendo o gelo marinho, afetando onde a fonte de alimento das baleias provavelmente estará, esta pesquisa pode orientar os esforços de proteção, bem como as rotas de navegação e padrões de pesca.

O estudo se concentrou nas baleias árticas da Groenlândia no Mar de Beaufort, ao norte do Alasca, mas Pendleton espera usar o modelo centrado em barragens para rastrear os movimentos das baleias francas do Atlântico Norte, uma espécie criticamente ameaçada de 356 indivíduos migrando para o leste. costa dos Estados Unidos e Canadá. As baleias francas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas, colisões de barcos e emaranhamento com linhas de pesca.

“A água quente que está entrando no Golfo do Maine afetou o abastecimento de sua barragem principal”, disse Pendleton, acrescentando que a mudança fez com que algumas baleias francas migrassem mais ao norte para as águas canadenses para se alimentar no final de janeiro. verão. “Eles simplesmente não estão nos lugares onde estiveram nos últimos 40 anos.”

materiais fornecido por Aquário da Nova Inglaterra. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.