Espécies invasoras que custaram mais de 1,3 trilhão em 4 décadas

Uma espécie exótica invasora é aquela que os humanos introduzem deliberadamente ou não em um novo habitat, onde se torna uma ameaça ao meio ambiente. Além da perda de biodiversidade e de outros impactos ecológicos decorrentes de sua presença, uma espécie invasora pode gerar perdas econômicas em alguns setores, incluindo agricultura, turismo e saúde pública. Embora a invasão biológica seja a segunda principal causa de extinção de espécies, os tomadores de decisão e o público em geral ainda não estão cientes do problema.

Após cinco anos de estudos, a equipe de pesquisa internacional liderada por cientistas da unidade de pesquisa Écologie, Systématique et Évolution (CNRS / Universidade Paris-Saclay / AgroParisTech) fez uma estimativa do custo para a sociedade humana de espécies invasoras – pelo menos US $ 1,288 trilhão no período de 1970 a 2017. Embora isso gere uma média anual de US $ 26,8 bilhões, a conta anual na verdade triplicou a cada década. Só em 2017, atingiu $ 162,7 bilhões, ou 20 vezes os orçamentos combinados da OMS e do Secretariado da ONU naquele ano.

No entanto, os custos das invasões biológicas permanecem altamente subestimados e subestimados. Eles explodiram nas últimas décadas e uma reversão da tendência não é vista no horizonte, já que a expansão contínua do comércio e transporte internacional geralmente traz consigo espécies mais invasoras. Além disso, os pesquisadores observam que os gastos associados à prevenção, monitoramento ou combate à disseminação dessas espécies são insignificantes se comparados ao custo dos danos que causam. As devastações de invasões biológicas por espécies exóticas tão diversas como o mosquito tigre asiático, a formiga vermelha importada, o salgueiro-prímula flutuante, o mexilhão zebra e o rato preto representam perdas de dezenas de bilhões de dólares.

Esta pesquisa forneceu o primeiro relato abrangente dos custos relatados como resultado de invasões biológicas em todo o mundo, todas as espécies combinadas. Baseia-se na análise conservadora de 850 estudos, abrangendo 2.419 estimativas de custos que a equipe de cientistas padronizou para permitir a comparação e categorização, de acordo com quarenta variáveis ​​(por exemplo, espécie, região, habitat e setor econômico), dentro do InvaCost. banco de dados, cujo desenvolvimento contínuo fornece um instantâneo em tempo real dos custos associados às invasões biológicas.

Materiais fornecido por CNRS. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.