Domesticação e industrialização levam a mudanças semelhantes na microbiota intestinal

A domesticação tem um efeito constante na microbiota intestinal dos animais e é semelhante aos efeitos da industrialização nas populações humanas, com diferenças ecológicas como a dieta tendo forte influência.

Essas descobertas, publicadas hoje em eLife, destacam como a flexibilidade da microbiota intestinal pode ajudar os animais a responder às mudanças ecológicas e pode ajudar a identificar maneiras de manipular as comunidades microbianas intestinais a serviço da saúde.

Os animais costumam ter comunidades complexas de micróbios que vivem em seus intestinos que podem influenciar fortemente funções como imunidade e metabolismo. Essas comunidades podem ser extremamente diversas e diferir muito entre as espécies e até mesmo os indivíduos. Sabemos, por exemplo, que animais domésticos, como ratos de laboratório, têm comunidades microbianas intestinais diferentes de seus parentes selvagens. Já vimos mudanças importantes na microbiota intestinal de populações humanas industrializadas, algumas das quais estão relacionadas ao surgimento de certas doenças.

Durante a domesticação, os animais passaram por profundas mudanças ecológicas que provavelmente moldaram sua microbiota intestinal. “Animais domésticos e populações humanas industrializadas potencialmente experimentaram mudanças ecológicas semelhantes, como dietas menos diversificadas e mais fáceis de digerir, densidades populacionais mais altas e mais intervenções médicas”, explica o primeiro autor Aspen Reese, que era pós-doutorando na Sociedade. de Fellows, Harvard University, EUA, na época em que o estudo foi conduzido, e agora é professor assistente na Universidade da Califórnia, San Diego, EUA. “Queríamos saber se a domesticação tinha efeitos consistentes na microbiota intestinal de animais e se os efeitos foram realmente semelhantes aos da industrialização em humanos. “

Para avaliar os efeitos da domesticação, a equipe sequenciou e comparou o DNA microbiano extraído de amostras fecais de 18 espécies de mamíferos selvagens e domesticados. Eles descobriram que a domesticação teve um efeito global claro sobre a microbiota intestinal, embora as diferenças específicas dependessem da espécie.

A domesticação envolve forte pressão de seleção nos animais, levando a importantes mudanças genéticas e fisiológicas que também podem afetar as comunidades microbianas intestinais. Para quebrar os papéis relativos da ecologia e da genética, a equipe mudou as dietas de animais selvagens e domesticados. Eles descobriram que as comunidades microbianas intestinais de animais relacionados, como lobos e cães, tornaram-se muito mais semelhantes entre si, apoiando a ideia de que dietas alteradas explicam pelo menos algumas das mudanças na microbiota intestinal vistas com a domesticação.

Para entender se essas diferenças também ocorrem em humanos, eles compararam as comunidades microbianas do intestino dos humanos com as dos chimpanzés, um de nossos parentes vivos mais próximos, e entre os seres humanos que vivem em populações industrializadas e não industrializadas. Eles descobriram que as diferenças entre a microbiota intestinal de humanos e chimpanzés eram semelhantes às observadas entre animais domésticos e selvagens, com as maiores mudanças evidentes em populações industrializadas. Como todos os humanos são igualmente relacionados aos chimpanzés, esses resultados mostraram que fatores ecológicos, ao invés da genética, conduzem aspectos da microbiota intestinal compartilhada entre animais domésticos e humanos que vivem em populações industrializadas.

“Nossa pesquisa destaca que a flexibilidade da microbiota intestinal provavelmente ajuda os animais e os humanos a responder às rápidas mudanças ecológicas”, conclui a autora Rachel Carmody, professora assistente do Departamento de Biologia Evolutiva Humana da Universidade de Harvard. “Mas, ao mesmo tempo, essa flexibilidade pode criar oportunidades para a incompatibilidade entre a microbiota intestinal que temos e aquela que nossos corpos esperavam. À medida que apreciamos cada vez mais o papel central da microbiota intestinal na biologia, entenda os fatores de modelagem em animais e os humanos podem nos ajudar a identificar novas maneiras de melhorar os modelos de animais experimentais, o bem-estar dos animais dos quais dependemos e, em última instância, a saúde humana. “

Materiais fornecido por eLife. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.