Do suco de laranja à água do mar e entre o solo e o prédio de 4 andares – ScienceDaily

Um grupo de pesquisadores da Universidade Jyvaskyla e da Universidade de Stanford fez parte de uma expedição à Guiana Francesa para estudar sapos tropicais na Amazônia. Várias espécies de anfíbios nesta região usam poças de água efêmeras como seus viveiros e mostram preferências únicas por características físicas e químicas específicas. Apesar das preferências específicas das espécies, os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar girinos da rã venenosa sobrevivendo em uma incrível gama de locais de deposição química (pH 3-8) e vertical (0-20 m de altura). Esta pesquisa foi publicada na revista Ecologia e Evolução em junho de 2021.

As rãs neotropicais são especiais porque, ao contrário das espécies em regiões temperadas, muitas rãs tropicais põem seus ovos no solo. Isso se torna um problema uma vez que os girinos (que respiram com guelras, como os peixes) nascem no solo da floresta, mas as rãs venenosas desenvolveram soluções inovadoras para levar seus girinos a habitats aquáticos adequados: passeios nas costas. Em muitas dessas espécies reprodutoras terrestres, os pais transportam girinos recém-nascidos do solo para piscinas de água formadas pela vegetação (como árvores caídas ou bromélias).

A pesquisadora PhD Chloe Fouilloux e os líderes da equipe, Dra. Bibiana Rojas, da Universidade Jyvaskyla, Finlândia, e Dr. Andrius Pasukonis, da Universidade de Stanford, queriam saber se diferentes espécies (Dendrobates tinctorius, Allobates femoralis e Osteocephalus oophagus) consideravam uma combinação de biologia, ou características químicas das piscinas na escolha dos viveiros para os seus filhotes.

Para descobrir, este grupo de oito pesquisadores amostrou mais de 100 piscinas ao longo de dois anos, o que envolveu a busca de locais de deposição adequados, variando do solo a mais de 20 metros de altura vertical (alcançada por árvores trepadeiras).

Das três espécies, o alcance e a tolerância dos girinos D. tinctorius (sapo venenoso) estava além do que qualquer um dos pesquisadores imaginou fisiologicamente possível: girinos saudáveis ​​foram encontrados em uma variedade de piscinas com um pH de cerca de 3 e um pH de 8 , representando uma mudança de 100.000 vezes na concentração de íons de hidrogênio; Em outras palavras, esses girinos estavam crescendo com sucesso em piscinas do que é quimicamente mais ácido do que o suco de laranja para piscinas que têm concentrações iônicas semelhantes à água do mar!

As opções de deposição de tingir sapos venenosos também confundiram os pesquisadores de outras maneiras: os girinos dessa espécie são canibais agressivos, portanto, geralmente são encontrados em baixas densidades (1-2 girinos) por grupo.

“No entanto, neste estudo, encontramos vários casos de mais de 10 girinos desta espécie coexistindo no mesmo viveiro. A razão pela qual os pais depositariam tantos canibais na mesma piscina, ou se o canibalismo ocorre dentro dessas piscinas especiais, ainda não conhecido. ” para ser testado “, diz a pesquisadora PhD Chloe Fouilloux da Universidade de Jyväskylä.

Machos mais saudáveis ​​transportando seus girinos para condições mais adequadas?

Da perspectiva dos pais, os pais das rãs venenosas tingidas carregavam seus girinos mais de 20 metros acima do solo da floresta: para uma rã com cerca de 4 centímetros de comprimento, 20 metros é 500 vezes o comprimento de seu corpo. Em termos humanos, esse feito físico seria equivalente a ter uma pessoa de 1,65 metros escalando uma árvore gigante (inexistente, obviamente) de cerca de 825 metros.

Mas por que os pais às vezes carregam seus girinos a menos de um metro de onde nasceram e outras vezes os transportam para as copas das árvores?

Olhando para as tendências químicas e biológicas, parece que os viveiros mais “biologicamente confortáveis” estão no alto das árvores. Uma possível explicação para esse achado é que machos mais saudáveis ​​podem investir mais energia no transporte de seus girinos para condições mais adequadas, mas isso é algo que deve ser investigado no futuro. Em última análise, ainda há muito a ser aprendido sobre a fisiologia e o cuidado parental desses animais; O grau de flexibilidade química encontrado nesses girinos é extremamente incomum, e o segredo por trás de sua resistência permanece desconhecido.

“Este trabalho ajuda a destacar a surpreendente diversidade observada entre as espécies na natureza: os pais de diferentes espécies priorizam características únicas na escolha de piscinas para criar seus filhos, o que determina como as espécies interagem entre si e como se especializam em ocupar diferentes partes do ambiente “, disse a Dra. Bibiana Rojas, da Universidade de Jyväskylä.

Essa variação abre a porta para pesquisas futuras explorando como as espécies influenciam umas às outras e como a escolha dos pais do grupo afeta o desenvolvimento e a sobrevivência dos girinos.