Dígitos ausentes de um dinossauro desdentado apontam para a disseminação de espécies semelhantes a papagaios

Uma espécie recentemente descoberta de dinossauro desdentado de dois dedos mostrou como um grupo de animais parecidos com papagaios prosperou há mais de 68 milhões de anos.

A espécie incomum tinha um dedo a menos em cada antebraço do que seus parentes próximos, sugerindo uma adaptabilidade que permitiu aos animais se espalharem durante o período Cretáceo Superior, dizem os pesquisadores.

Uma equipe liderada pela Universidade de Edimburgo descobriu vários esqueletos completos da nova espécie no deserto de Gobi da Mongólia.

Chamada de Oksoko avarsan, a criatura onívora emplumada chegava a dois metros de comprimento e tinha apenas dois dígitos funcionais em cada antebraço. Os animais tinham um bico grande e desdentado, semelhante ao que se vê hoje em espécies de papagaios.

Os fósseis notavelmente bem preservados forneceram a primeira evidência de perda de dígitos na família dos dinossauros de três dedos conhecidos como oviraptores.

A descoberta de que as adaptações dos membros anteriores podem evoluir sugere que o grupo pode alterar suas dietas e estilos de vida, e permite que eles se diversifiquem e se multipliquem, diz a equipe.

Os pesquisadores estudaram a redução no tamanho e a eventual perda de um terceiro dedo do pé ao longo da história evolutiva dos oviraptores. Os braços e mãos do grupo mudaram dramaticamente junto com as migrações para novas áreas geográficas, especificamente para o que hoje é a América do Norte e o deserto de Gobi.

A equipe também descobriu que Oksoko avarsan, como muitas outras espécies pré-históricas, eram sociais quando eram jovens. Os restos fósseis de quatro jovens dinossauros foram preservados descansando juntos.

O estudo, publicado na revista Royal Society Open Science, foi financiado pela Royal Society e pelo Conselho de Engenharia e Ciências Naturais do Canadá. Também envolveu pesquisadores da Universidade de Alberta e do Museu dos Dinossauros Philip J. Currie no Canadá, da Universidade de Hokkaido no Japão e da Academia de Ciências da Mongólia.

O Dr. Gregory Funston, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, que liderou o estudo, disse: “Oksoko avarsan é interessante porque os esqueletos são tão completos e a maneira como foram preservados descansando juntos mostra que os jovens vagaram juntos em grupos. Mas, mais importante, sua mão com dois dedos nos levou a observar a forma como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução do oviraptor, que não havia sido estudada antes. Isso revelou alguns Tendências inesperadas que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros. “

materiais fornecido por Universidade de edimburgo. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.