Dieta da coruja-real revela novos registros de grilos glandulares de barriga grande ameaçados

As dietas dos pássaros fornecem um verdadeiro tesouro para pesquisas sobre a distribuição e conservação de suas presas, como as raras espécies de grilos do mato que passam despercebidas, observam os cientistas após estudar a dieta da coruja-real (Bubo bubo) em sudeste da Bulgária.

Em seu artigo, publicado na revista de acesso aberto revisada por pares Travaux du Muséum National d’Histoire Naturelle “Grigore Antipa”, Dr. Dragan Chobanov (Instituto de Pesquisa em Biodiversidade e Ecossistema, Bulgária) e Dr. Boyan Milchev (Universidade Florestal, Bulgária) relatam a presença frequente do grilo glandular de barriga grande em perigo (Bradyporus macrogaster) na dieta dos eurasianos. Royal owls, e concluem que a ave predatória pode ser usada para identificar áreas ricas em biodiversidade que precisam de proteção.

Embora a Península Balcânica já tenha sido reconhecida como a área com a maior diversidade de Orthoptera (gafanhotos, grilos e grilos do mato) na Europa e uma das áreas com maior diversidade biológica em todo o Paleártico, também é o lar de uma série de espécies ameaçado. Além disso, não existe atualmente uma avaliação nacional completa e atualizada do estado de conservação de Orthoptera encontrada na Bulgária. É por isso que a equipe búlgara conduziu um estudo sobre a biodiversidade desses insetos, analisando restos de comida de grânulos de corujas, coletados em 53 criadouros no sudeste da Bulgária.

Como resultado, os cientistas relataram três espécies de grilos selvagens que se tornaram uma parte importante da dieta das aves predadoras estudadas. Curiosamente, todas as três espécies são raras ou ameaçadas na Bulgária. O caso do grilo glandular de barriga grande é de particular preocupação, pois é uma espécie em extinção. Enquanto isso, o declínio local de mamíferos e pássaros com peso entre 0,2 e 1,9 kg, que são na verdade a presa preferida da coruja-águia, levou o predador altamente oportunista a procurar cada vez mais insetos grandes para se alimentar. Os pesquisadores até suspeitam que pode haver mais espécies negligenciadas que atraem corujas.

Dadas as inferências interconectadas relatadas aqui de interesse para a conservação, bem como a vulnerabilidade do grilo glandular de barriga grande, uma espécie com um papel crucial na cadeia alimentar, os cientistas pedem novos dados fornecidos para promover a designação. . de um novo sítio Natura 2000. Além disso, devido aos requisitos das espécies para habitats de baixa perturbação e elevada diversidade de vegetação, e a sua grande dimensão e fácil localização através de machos cantantes, indicam que é um indicador adequado para a qualidade do habitat e a saúde da comunidade da espécie.

materiais fornecido por Editores Pensoft. A história original é licenciada Licença Creative Commons. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.