Dezenas de mamíferos podem ser suscetíveis ao SARS-CoV-2 – ScienceDaily

Vários animais podem ser vulneráveis ​​ao SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, de acordo com um grande estudo que modelou como o vírus pode infectar células de diferentes animais, liderado por pesquisadores da UCL.

O estudo, publicado em Relatórios científicos, relata evidências de que 26 animais que estão em contato regular com pessoas podem ser suscetíveis à infecção.

Os pesquisadores investigaram como a proteína spike SARS-CoV-2 pode interagir com a proteína ACE2 à qual se liga quando infecta pessoas.

O foco da pesquisa era se as mutações na proteína ACE2 em 215 animais diferentes, que a tornam diferente da versão humana, reduziriam a estabilidade do complexo de ligação entre a proteína do vírus e a proteína do hospedeiro. A ligação à proteína permite que o vírus entre nas células hospedeiras; Embora seja possível que o vírus possa infectar animais por outra via, é improvável, com base nas evidências atuais, que o vírus possa infectar um animal se não puder formar um complexo de ligação estável com ACE2.

Os pesquisadores descobriram que, para alguns animais, como ovelhas e grandes símios (chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos, muitos dos quais estão em extinção na natureza), as proteínas podem se ligar tão fortemente quanto o fazem quando o o vírus infecta as pessoas. Alguns dos animais, como ovelhas, ainda não foram estudados com testes de infecção, portanto, isso não confirma se o animal pode realmente estar infectado.

A autora principal, Professora Christine Orengo (UCL Structural & Molecular Biology) disse: “Queríamos olhar além dos animais que foram estudados experimentalmente, para ver quais animais podem estar em risco de infecção, e garantiríamos mais pesquisas e uma possível monitoramento.

“Os animais que identificamos podem estar em risco de surtos que podem ameaçar espécies ameaçadas ou prejudicar a subsistência dos agricultores. Os animais também podem atuar como reservatórios do vírus, com potencial para reinfectar o humanos mais tarde, como foi documentado em fazendas de visons. “

A equipe de pesquisa também conduziu análises estruturais mais detalhadas para certos animais, para entender melhor como os riscos de infecção podem diferir entre as espécies animais. Ao comparar suas descobertas com outros dados experimentais, eles estabeleceram limites para prever quais animais estão em risco de infecção e quais têm maior probabilidade de não estar infectados.

Eles descobriram que a maioria das aves, peixes e répteis não parecem estar em risco de infecção, mas a maioria dos mamíferos que eles revisaram podem estar potencialmente infectados.

O professor Orengo acrescentou: “Os detalhes da infecção do hospedeiro e a gravidade da resposta são mais complexos do que as interações da proteína spike com ACE2, portanto, nossa pesquisa continua a explorar as interações envolvendo outras proteínas do vírus hospedeiro.” .

As descobertas da equipe coincidem principalmente com experimentos realizados em animais vivos e com casos relatados de infecções. Eles preveem uma possível infecção em gatos domésticos, cães, martas, leões e tigres, todos com casos relatados, bem como furões e macacos, que foram infectados em estudos de laboratório.

O primeiro autor, Su Datt Lam (UCL Structural & Molecular Biology e National University of Malaysia) disse: “Ao contrário dos experimentos de laboratório, as análises computacionais que projetamos podem ser executadas de forma automática e rápida. Portanto, métodos podem ser facilmente aplicados a surtos futuros de vírus que, infelizmente, estão se tornando mais comuns devido à invasão humana em habitats naturais. “

A coautora Professora Joanne Santini (UCL Structural & Molecular Biology) disse: “Para proteger os animais, bem como para nos proteger do risco de um dia contrair Covid-19 de um animal infectado, precisamos de vigilância em larga escala. de animais, especialmente animais de estimação e animais de fazenda, para detectar casos ou grupos no início, enquanto eles ainda são controláveis.

“Também pode ser importante usar medidas de higiene ao lidar com animais, semelhantes aos comportamentos que todos nós aprendemos este ano para reduzir a transmissão e isolar pessoas infectadas de animais e outras pessoas”.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da UCL Biosciences, UCL Science & Technology Studies, National University of Malaysia, King’s College London e Oxford Brookes University, e foi apoiado pela Wellcome, a iniciativa NSFC do Newton Fund UK-China, BBSRC, EDCTP PANDORA-ID NET, NIHR UCLH / UCL Centro de Pesquisa Biomédica e Conselho de Pesquisa Médica.