Descoberta surpreendente de flebotomíneo produz novas espécies de bactérias

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte e da Universidade da Carolina do Norte em Greensboro fizeram uma descoberta surpreendente ao examinar as áreas onde os flebotomíneos criam seus filhotes – uma nova espécie de bactéria que é muito atraente para os flebotomíneos. As descobertas podem estimular a produção de iscas ou armadilhas ecologicamente seguras para reduzir as populações de mosquitos.

Os flebotomíneos são vetores de importantes doenças parasitárias que afetam pessoas em regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África e Oriente Médio. Uma dessas doenças é a leishmaniose, que geralmente causa feridas e úlceras na pele, mas em alguns casos pode afetar negativamente os órgãos internos.

“Os flebotomíneos vivem em locais protegidos como tocas de animais, cavernas e fendas em rochas ou árvores, por isso são difíceis de alcançar com inseticidas”, disse Loganathan Ponnusamy, investigador principal do Departamento de Entomologia e Patologia Vegetal da Carolina. Del Norte e correspondentes autor. de um artigo que descreve a pesquisa. “Se você é capaz de atrair flebotomíneos com uma substância química que os atrai na natureza, é mais capaz de mirar e matar.”

A equipe de pesquisa, que incluiu pesquisadores do laboratório de Gideon Wasserberg na Universidade da Carolina do Norte em Greensboro, cultivou várias espécies bacterianas diferentes da área de criação de larvas de flebotomíneos e encontrou uma que ainda não tinha sido identificada: Sphingobacterium phlebotomi, um novo membro. da família de bactérias conhecidas como Sphingobacteriaceae.

Para mostrar que a bactéria ainda não havia sido identificada, Madhavi Kakumanu, pesquisador acadêmico da Carolina do Norte, conduziu uma série de testes, incluindo microscopia eletrônica de varredura, análise química e sequenciamento do genoma completo, e mostrou a novidade da bactéria.

“Estávamos cultivando e isolando muitas bactérias diferentes e encontramos essa nova quase por acidente”, disse Kakumanu, o primeiro autor do artigo.

Bahjat Fadi Marayati, um estudante graduado do laboratório de Wasserberg, conduziu testes de atração e mostrou que essa nova espécie de bactéria produz substâncias químicas voláteis que são atraentes para flebotomíneos grávidas.

As flebotomíneas grávidas preferiram o cheiro da nova bactéria a outros produtos químicos apresentados durante os testes, disse Ponnusamy, mostrando que a bactéria atua como um farol para um local adequado para as fêmeas depositarem os ovos.

Ponnusamy diz que mais testes serão feitos para reduzir ainda mais os compostos químicos que atraem os flebotomíneos.

Materiais fornecido por Universidade Estadual da Carolina do Norte. Original escrito por Mick Kulikowski. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.