De onde vem a resistência aos antibióticos – ScienceDaily

Ao comparar milhares de genomas bacterianos, os cientistas em Gotemburgo, Suécia, traçaram a história evolutiva dos genes de resistência a antibióticos. Em quase todos os casos em que uma origem pôde ser determinada, o gene começou a se espalhar a partir de bactérias que, por si mesmas, podem causar doenças.

Enquanto o DNA humano só é passado de pai para filho, as bactérias também têm o hábito de compartilhar alguns de seus genes entre as espécies. Isso geralmente se aplica aos genes que tornam as bactérias resistentes aos antibióticos.

O uso e o abuso de antibióticos fornecem uma vantagem para as bactérias que adquiriram genes de resistência, promovendo ainda mais a disseminação da resistência e dificultando o tratamento de infecções. Este desenvolvimento ameaça grande parte da saúde moderna.

Os rápidos avanços no sequenciamento de DNA na última década tornaram possível estudar a evolução bacteriana com muito mais eficiência do que nunca. Este é um pano de fundo importante para o novo estudo, publicado na revista científica Communications Biology.

A equipe de Gotemburgo examinou a literatura científica em busca de alegações de origens recentes de genes de resistência a antibióticos, acrescentou informações de bancos de dados públicos de sequências de DNA e examinou as evidências disponíveis. Embora muitas vezes se especule que bactérias produtoras de antibióticos são a fonte de genes para resistência a antibióticos (como autodefesa), não foi isso que os cientistas descobriram. Nenhuma das espécies-fonte encontradas são produtores conhecidos de antibióticos. Surpreendentemente, apenas uma espécie de origem comprovada é conhecida por causar doenças, pelo menos de vez em quando.

O professor Joakim Larsson, principal autor do estudo e diretor do Centro de Pesquisa de Resistência a Antibióticos da Universidade de Gotemburgo, CARe, comenta sobre a descoberta:

“Dado que a grande maioria das bactérias são inofensivas para nós, foi bastante surpreendente que esses genes viessem quase exclusivamente de bactérias causadoras de doenças. Por outro lado, faz sentido, pois essas bactérias frequentemente desencadeiam o uso de antibióticos quando somos infectados. , e outros patógenos estão frequentemente próximos, prontos para participar da transferência de genes. Essas descobertas ressaltam a flora intestinal rica em micróbios que humanos e animais de estimação receberam antibióticos como cenários para a evolução da resistência “, diz ele.

Saber de onde vêm os genes de resistência pode informar medidas para retardar o surgimento de genes de resistência adicionais nas clínicas. É importante ressaltar que os autores concluem que a origem de mais de 95% de todos os genes de resistência conhecidos ainda é desconhecida.

“Muito provavelmente, a maioria vem de espécies bacterianas não sequenciadas. Conhecemos a maioria das espécies que costumam residir no intestino ou na pele de nós mesmos e de animais domésticos. Isso aponta para um papel importante de um pool de genes muito menos explorado: a microbiota ambiental. O papel do ambiente como uma provável fonte de resistência a antibióticos também enfatiza a necessidade de reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência no ambiente, por exemplo, limitando os antibióticos são descartados pelas águas residuais “, diz Larsson.

materiais fornecido por Universidade de Gotemburgo. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.