Criando um projeto para a evolução da mosca-pedra – ScienceDaily

Se uma criatura com oito pernas, um abdômen grande e muitos olhos se arrasta em seu caminho, mesmo que você nunca tenha visto uma assim antes, você sabe instintivamente que é uma aranha. Da mesma forma, é improvável que um animal com asas, penas e bico seja confundido com outra coisa senão um pássaro. As características comuns de um grupo de animais que os tornam imediatamente reconhecíveis são freqüentemente chamadas de planta baixa ou planta do corpo e têm sido tradicionalmente usadas para classificar animais.

Mais recentemente, pesquisadores descobriram que a embriologia comparativa, o estudo de como diferentes animais se desenvolvem no estágio embrionário, também pode lançar luz sobre o projeto básico de um grupo de animais e ajudar a identificar sua história evolutiva.

Em um estudo publicado na edição de dezembro de 2020 da Estrutura e desenvolvimento de artrópodes, um grupo de pesquisadores liderado pela Universidade de Tsukuba examinou os ovos de cinco espécies diferentes de mosca-pedra para inferir os projetos de cada uma e responder a questões persistentes sobre as relações evolutivas entre as espécies de mosca-pedra.

“Embora existam mais de 3.500 espécies descritas de stonefly (ordem Plecoptera) distribuídas em todos os continentes, exceto na Antártica, existem apenas dois grupos principais (chamadas subordens): Antarctoperlaria, que é encontrada principalmente no hemisfério sul, e Arctoperlaria, que inclui as espécies do hemisfério norte ”, explica o autor principal, professor Ryuichiro Machida. “Embora estudos anteriores tenham descoberto as principais características do plano embrionário da Arctoperlaria, há pouca informação sobre o desenvolvimento embrionário da Antarctoperlaria.”

Para estabelecer a planta embrionária de Antarctoperlaria, e potencialmente a ordem mais ampla Plecoptera, os pesquisadores examinaram os ovos de cinco espécies diferentes de mosca-pedra que representam três das quatro famílias principais de Antarctoperlaria. Tanto os ovos inteiros quanto as seções ultrafinas dos ovos foram examinados para microscopia eletrônica de transmissão.

Ao determinar as características compartilhadas e divergentes das cinco espécies, os pesquisadores foram capazes de inferir os planos de solo não apenas das quatro principais famílias Antarcto-Perlarian, mas também da ordem maior de Plecoptera.

“Os ovos de duas das quatro famílias principais tinham membranas externas duras, chamadas de córions, que, embora funcionalmente semelhantes, eram estruturalmente muito diferentes”, diz o professor Machida. “Uma vez que apenas um grupo de ovos de arctoperlarian tem um córion duro semelhante, podemos inferir que um córion fino é um caráter da planta Plecoptera e que um córion duro é uma característica evoluída.”

Da mesma forma, as estruturas de ligação, que ancoram os ovos ao leito do rio, foram consideradas uma característica ancestral. No entanto, uma inspeção cuidadosa revelou que eles foram realmente adquiridos em paralelo em cada linhagem, mostrando que determinar o plano básico embrionário de uma espécie pode responder a questões importantes sobre sua história evolutiva.

materiais fornecido por Universidade Tsukuba. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.