Como o camelo árabe sobrevive a uma corcunda sem beber? – Ciência Diária

Pesquisas conduzidas por cientistas da Universidade de Bristol lançaram uma nova luz sobre como os rins do camelo árabe com uma corcunda desempenham um papel importante em ajudá-lo a enfrentar os extremos.

Em um novo artigo publicado hoje na revista Biologia das comunicaçõesestudaram a resposta dos rins de camelo ao estresse de desidratação e à reidratação rápida.

Camelus dromedarius é o animal de criação mais importante nas regiões áridas e semi-áridas do Norte e Leste da África, na Península Arábica e no Irã, e continua a fornecer as necessidades básicas de milhões de pessoas.

Acredita-se que tenha sido domesticado de 3.000 a 6.000 anos atrás na Península Arábica, o camelo tem sido usado como um animal de carga, para cavalgar e praticar esportes e para produzir leite, carne e abrigo, e ainda hoje são usados ​​para o mesmo finalidades. .

Este animal é tão incrivelmente bem adaptado ao ambiente desértico que pode suportar semanas sem acesso à água. Um rim muito bem desenvolvido é a chave para a produção de urina altamente concentrada e para garantir que a água nunca seja desperdiçada.

No contexto atual de avanço da desertificação e das mudanças climáticas, há um interesse renovado nas adaptações dos camelos. Além disso, técnicas laboratoriais avançadas permitem estudar os mecanismos genéticos subjacentes a essas adaptações.

No entanto, até o momento não houve um estudo completo e em acesso aberto dos genes envolvidos no tratamento da desidratação no rim do camelo.

Este projeto nasceu em 2015 com o início de uma colaboração frutífera entre o laboratório do Professor David Murphy na Universidade de Bristol e o laboratório do Professor Abdu Adem na Universidade dos Emirados Árabes Unidos.

A equipe analisou como milhares de genes mudaram no rim do camelo como resultado da desidratação e reidratação e sugeriu que a quantidade de colesterol no rim desempenha um papel no processo de conservação de água. Eles usaram técnicas diferentes para validar ainda mais esses resultados.

Os autores principais Fernando AlviraI Iraizoz e Benjamin T. Gillard da University of Bristol School of Medicine disseram: “Uma diminuição na quantidade de colesterol na membrana das células renais facilitaria o movimento de solutos e água de diferentes seções do rim, um processo que é necessário para reabsorver água de forma eficiente e produzir urina altamente concentrada, evitando assim a perda de água.

“Esta é, pelo que sabemos, a primeira vez que o nível de colesterol foi diretamente associado à conservação de água no rim. Portanto, descrevemos um novo papel para esse lipídio que pode ser de interesse ao estudar outras espécies.”

A equipe também apresenta uma imensa fonte de informação que, como um dos revisores mencionou, é muito valiosa no contexto das mudanças climáticas e, assim, ajudará os cientistas a entender os mecanismos de controle da água na desidratação.

Após a publicação desta pesquisa, a equipe agora está analisando como o cérebro do camelo responde aos mesmos estímulos e como outras espécies, como jerboas e ratos Olive, se adaptam à vida nos desertos.

Materiais fornecido por Universidade de Bristol. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.