Cientistas demonstram em uma espécie de besouro que os machos adotam diferentes táticas de sobrevivência dependendo do tamanho de suas mandíbulas, que usam como armas – ScienceDaily

Em muitas espécies animais, há grande pressão evolutiva sobre os machos, que muitas vezes lutam pelos direitos de copulação. Esse fenômeno, chamado de seleção sexual, geralmente acaba favorecendo os machos com armas maiores, como chifres ou pinças. Curiosamente, os cientistas notaram que os machos dotados de braços menores adotam táticas reprodutivas alternativas em algumas espécies. Por exemplo, em vez de lutar contra outros machos mais poderosos, eles podem tentar se esgueirar ou se espalhar em busca de uma fêmea solitária.

A variabilidade do comportamento sexual com base no tamanho da arma de um homem foi amplamente estudada. Porém, é importante notar que maior nem sempre é melhor. Embora armas maiores freqüentemente ajudem nas lutas pelos direitos reprodutivos, elas também podem ser um obstáculo porque reduzem a mobilidade geral do animal. Isso foi encontrado em machos de uma espécie de besouro-rinoceronte japonês, que são vítimas de predadores mais facilmente quando seus chifres, que usam como armas, são maiores. Será que, assim como os machos com braços menores adotam táticas sexuais alternativas, os machos com braços maiores adotam diferentes estratégias anti-predadores?

Em um estudo recente publicado em Letras de Biologia, uma equipe de cientistas da Universidade de Okayama, no Japão, mostrou que este é o mais provável. Liderados pelo professor Takahisa Miyatake, eles se concentraram em uma espécie de besouro chamado Gnathocerus cornutus, cujos machos empunham grandes mandíbulas como armas de combate entre homens. Quando ameaçado, G. cornutus apresenta dois comportamentos muito diferentes: fuga ou imobilidade tônica, também chamada de fingir morte. A equipe investigou se as diferenças nos tamanhos das armas faziam com que os machos se comportassem de maneira diferente quando confrontados com um predador.

Eles obtiveram cerca de duzentos besouros G. cornutus machos de um laboratório e conduziram dois tipos de experimentos. Primeiro, eles colocaram os besouros machos contra um de seus predadores naturais, uma aranha saltadora. Quando a aranha os ataca, a maioria dos besouros fica paralisada, o que parece fazer a aranha perder o interesse rapidamente. Por outro lado, os besouros que tentaram lutar ou fugir foram repetidamente atacados pela aranha e mortos. Esses experimentos iniciais demonstraram que a imobilidade tônica é uma estratégia útil contra predadores.

Na segunda série de experimentos, os pesquisadores mediram o tamanho das mandíbulas dos besouros machos e então tentaram fazê-los exibir imobilidade tônica batendo suavemente em seu abdômen com um bastão fino. Ao contrário de estudos comportamentais anteriores, que se concentraram exclusivamente na duração da imobilidade tônica uma vez que ela foi acionada, a equipe também quantificou a frequência da imobilidade tônica. Embora nenhuma relação estatística tenha sido encontrada entre o tamanho da arma e a duração da imobilidade tônica, uma ligação entre o tamanho da arma e a frequência era muito evidente; indivíduos com mandíbulas maiores geralmente eram mais propensos a exibir imobilidade tônica quando estimulados. Empolgado com os resultados, o Dr. Kentarou Matsumura comenta: “Para animais que lutam com armas, os custos de ter armas maiores são bem conhecidos. No entanto, esta é a primeira vez que determinamos cientificamente que táticas anti-predadores podem variar entre machos de acordo com o tamanho de suas armas. “

Os resultados e a estratégia de pesquisa adotada pela equipe vão ajudar os biólogos a desvendar os mistérios da evolução dos comportamentos, como explica Miyatake: “Como o primeiro estudo de táticas de esquiva de predadores em animais que possuem armas para lutas entre homens, acho que isso é um oportunidade de aprofundar a relação entre a evolução das armas e o comportamento anti-predador. Miyatake também afirma que essas novas descobertas vão gerar um novo tópico de pesquisa na evolução das táticas de sobrevivência, o que, por sua vez, aumentará nossa compreensão científica geral deste campo desafiador no futuro.

Que outros segredos evolucionários fascinantes podem estar ocultos no comportamento de diferentes animais? Esperançosamente, este estudo serve como um trampolim para encontrar as respostas!

materiais fornecido por Okayama University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.