Caramba! Um enorme crocodilo pré-histórico emerge do sudeste de Queensland

Um crocodilo pré-histórico medindo mais de cinco metros de comprimento, apelidado de ‘rei do pântano’, governou os canais do sudeste de Queensland apenas alguns milhões de anos atrás.

Pesquisadores da Universidade de Queensland identificaram a nova espécie de crocodilo pré-histórico, que eles chamaram Paludirex vincenti – de fósseis descobertos pela primeira vez na década de 1980.

O candidato ao PhD da UQ, Jorgo Ristevski, da Escola de Ciências Biológicas da UQ, disse que a espécie foi nomeada em homenagem a Geoff Vincent, que descobriu o crânio fossilizado gigante perto da cidade de Chinchilla.

“Em latim, ‘Paludirex’ significa ‘rei do pântano’ e ‘vincenti’ homenageia o falecido Sr. Vincent”, disse ele.

“Por vários anos, o crânio fossilizado esteve em exibição no Museu de Queensland, antes de ser doado ao Museu da Chinchila em 2011.

“O ‘rei do pântano’ era um crocodilo intimidante.

“Seu crânio fossilizado tem cerca de 65 centímetros de comprimento, então estimamos Paludirex vincenti tinha pelo menos cinco metros de comprimento.

“O maior crocodilo hoje é o crocodilo Indo-Pacífico, Crocodylus porosus, que cresce até aproximadamente o mesmo tamanho.

“Mas Paludirex tinha um crânio mais largo e mais grosso, então teria se parecido com um crocodilo indo-pacífico com esteróides.”

Paludirex foi um dos maiores predadores da Austrália há alguns milhões de anos, capaz de caçar marsupiais pré-históricos gigantes.

“Os canais de Darling Downs já foram um lugar muito perigoso por causa disso”, disse Ristevski.

O supervisor de Ristevski, Dr. Steve Salisbury, disse que várias espécies de crocodilianos pré-históricos existiram na Austrália.

“Os crocodilos têm sido um componente importante da vida selvagem da Austrália por milhões de anos”, disse o Dr. Salisbury.

“Mas as duas espécies que temos hoje – Crocodylus porosus e Crocodylus johnstoni – são recém-chegados e não faziam parte da fauna endêmica de crocodilos que existiu aqui por cerca de 55 milhões de anos.

“Sim Paludirex vincenti se extinguiu como resultado da competição com espécies como Crocodylus porosus é difícil dizer.

“A alternativa é que ele se extinguiu quando o clima secou e os sistemas fluviais que ele habitava se contraíram; atualmente, estamos investigando os dois cenários”.

materiais fornecido por Universidade de Queensland. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.