Biomarcadores de resposta imunológica, novas vias em quatro espécies de moluscos marinhos – ScienceDaily

Compreender o sistema imunológico de ostras e amêijoas é importante para monitorar os efeitos da poluição e das mudanças climáticas na saúde das espécies de moluscos e os impactos potenciais na indústria de aquicultura. Suas respostas imunológicas também podem servir como indicadores de mudanças no ambiente do oceano.

Um novo estudo envolvendo a Universidade do Maine avaliou as respostas imunológicas em quatro espécies de moluscos marinhos economicamente importantes: o mexilhão azul, o molusco softshell, a ostra oriental e o marisco navalha do Atlântico, e identificou novos biomarcadores relacionados com alterações na função de proteínas envolvidas em novos mecanismos regulatórios de importantes vias metabólicas e imunológicas.

A descoberta ajudará na identificação de biomarcadores para o benefício da indústria da aquicultura e fornecerá uma nova compreensão de como essas vias funcionam de várias maneiras em diferentes espécies animais.

“Esses biomarcadores revelam como várias funções fisiológicas diferentes podem ser geradas a partir de uma única sequência de proteína. Isso agrega valor à fisiologia de um organismo”, diz Tim Bowden, professor associado de aquicultura da Universidade do Maine e co-autor do estudo publicado como matéria de capa na edição de dezembro de 2020 da revista biologia.

Bowden, um pesquisador do UMaine Aquaculture Research Institute e School of Agriculture and Food, conduziu o estudo com seus colegas do Reino Unido Igor Kraev da Open University e Sigrun Lange da University of Westminster.

Ostras e amêijoas desempenham um papel crítico na cadeia alimentar, respondendo por mais de 7% dos produtos pesqueiros de captura marinha global em 2018, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Nos EUA, mais de 82% do valor total de 2018 para a aquicultura marinha foi obtido de amêijoas, mexilhões e ostras. Compreender o metabolismo dos moluscos é uma prioridade com base no papel dos moluscos marinhos nos ecossistemas globais e no seu valor comercial crescente.

Em seu estudo de modificação de proteína pós-tradução, os pesquisadores descobriram que a deiminação, ou conversão do aminoácido arginina no aminoácido não padrão citrulina, afeta várias vias envolvidas na imunidade, metabolismo e regulação genética.

A eliminação é conhecida por desempenhar um papel importante em doenças humanas, como Alzheimer e Parkinson.

Os resultados do estudo sugerem que as enzimas que regulam a deiminação em mamíferos, pássaros e répteis, e bactérias, parasitas e fungos também são ativos nas vias de moluscos. Deiminases de peptidilarginina, ou PADs, que não haviam sido relatados anteriormente em Mollusca, podem na verdade servir como uma chave de controle para várias vias imunológicas e metabólicas em Mollusca e em toda a árvore filogenética, de acordo com a equipe de pesquisa.

Os pesquisadores documentaram variações específicas das espécies no tamanho e distribuição das vesículas extracelulares (EV) nos bivalves estudados. Os veículos elétricos têm várias funções que incluem o transporte de proteínas, cargas genéticas e biomarcadores para as células e a mediação das interações patógeno-hospedeiro, entre outras.

Uma investigação mais aprofundada das funções fisiológicas e imunológicas dos veículos elétricos e a caracterização dos biomarcadores que eles transportam é garantida para melhorar a compreensão dos mecanismos e vias regulatórias em Mollusca e para apoiar a indústria de aquicultura global.

materiais fornecido por Universidade do Maine. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.