Bactérias resistentes a antimicrobianos entram na bacia hidrográfica

Está bem estabelecido que as doenças infecciosas são a maior ameaça para os chimpanzés ameaçados de extinção, que ficaram famosos pelos estudos de campo de Jane Goodall no Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia. Agora, uma nova pesquisa liderada por cientistas da Emory University mostra que quase metade das amostras fecais de chimpanzés selvagens contém bactérias resistentes a uma grande classe de antibióticos comumente usados ​​por pessoas nas proximidades do parque.

O jornal Patógenos publicou os resultados.

“Nossos resultados sugerem que bactérias resistentes a antibióticos estão na verdade se espalhando de pessoas para primatas não humanos ao atingir a bacia hidrográfica local”, disse Thomas Gillespie, principal autor do estudo e professor associado do Departamento de Ciências Ambientais da Emory and Rollins School . de Saúde Pública. “As pessoas tomam banho e se lavam em riachos, poluindo a água com bactérias resistentes a medicamentos que os chimpanzés selvagens e babuínos bebem.”

Os pesquisadores testaram genes que conferem resistência às sulfonamidas, drogas frequentemente usadas por pessoas na região para tratar doenças diarreicas, em amostras fecais de humanos, animais de estimação, chimpanzés e babuínos dentro e ao redor do Parque Nacional de Gombe. Eles também analisaram a água do córrego usada por esses grupos.

A resistência à sulfonamida apareceu em 74 por cento das amostras humanas gerais, 48 ​​por cento das amostras de chimpanzés, 34 por cento das amostras de babuínos e 17 por cento das amostras de animais domésticos. A sulfonamida também apareceu em 19 por cento das amostras retiradas de riachos compartilhados por pessoas, animais de estimação e animais selvagens.

Os pesquisadores também testaram todos os grupos do estudo para genes que conferem resistência à tetraciclina, outra classe de antibióticos que as pessoas nas proximidades usam com muito menos frequência, provavelmente devido ao seu custo mais elevado e ao fato de estarem menos disponíveis nos Estados Unidos. área. Como esperado, muito poucas das amostras fecais de ambos os grupos, e nenhuma das amostras de água do riacho, mostraram evidências de resistência à tetraciclina.

A primeira autora do estudo é Michelle Parsons, que fez o trabalho como estudante de doutorado da Emory em Ciências Ambientais. Desde então, Parsons se formou e trabalha nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os co-autores incluem pesquisadores do Jane Goodall Institute, do CDC, da University of Minnesota e do Franklin and Marshall College.

Gillespie é um ecologista de doenças que ajudou a criar a abordagem “Uma Saúde” para proteger humanos, ecossistemas e biodiversidade. Seus projetos na África, incluindo a colaboração com o Instituto Jane Goodall na Tanzânia, se concentram em ajudar os agricultores que vivem em florestas fragmentadas a coexistir com primatas e outros animais selvagens de forma a minimizar o risco de troca de patógenos entre espécies, conhecido como “transbordamento”. “O vírus que causa a AIDS, por exemplo, se espalha dos chimpanzés para as pessoas.

“É importante considerar os dois lados da história: saúde e bem-estar humanos, bem como a conservação dos chimpanzés e de outras espécies”, diz Gillespie.

A invasão humana afetou os grandes macacos, devido à fragmentação do habitat e à troca de patógenos. Hoje, o número de chimpanzés no Parque Nacional de Gombe caiu para cerca de 95.

As doenças diarreicas são comuns na área e as pessoas muitas vezes recorrem a antibióticos sulfonamidas baratos, que podem ser comprados no balcão em pequenas lojas que funcionam como farmácias informais, vendendo remédios, sabonetes e outras necessidades. Os chimpanzés selvagens também sofrem de doenças debilitantes que podem estar relacionadas a bactérias e outros patógenos entéricos que afetam sua capacidade de manter a ingestão de calorias e absorver nutrientes.

“A maioria das pessoas em nossa amostra abrigava bactérias resistentes à medicação de sulfonamida que estavam tomando”, disse Gillespie. “Nesses casos, eles estão desperdiçando seu dinheiro em uma droga que não os ajuda a melhorar. O uso excessivo de tais drogas cria o potencial para o surgimento de ‘superbactérias’ mais mortais e resistentes a antibióticos.”

Os resultados da pesquisa agora apoiarão o desenvolvimento de intervenções. Mais orientação é necessária em nível local sobre o uso adequado de antibióticos, diz Gillespie. Ele acrescenta que também é importante melhorar a higiene das atividades relacionadas à lavagem dos riachos da região, bem como melhorar a eliminação de dejetos humanos.

“Ao abusar dos antibióticos, as pessoas podem prejudicar não apenas a si mesmas, mas também as espécies com as quais compartilham o ambiente”, diz Gillespie. “Depois que as bactérias resistentes aos medicamentos se infiltram nos chimpanzés, elas podem evoluir ainda mais com os chimpanzés e depois voltar aos humanos. Precisamos pensar nas doenças infecciosas dentro de estruturas evolutivas e ecológicas, algo que não é feito com frequência na medicina”.