Aves insulares e o ecossistema costeiro voltam ao equilíbrio natural após a eliminação de roedores invasores

Ao longo da borda oeste do arquipélago Aleutiano do Alasca, um grupo de ilhas que foram inadvertidamente povoadas por roedores ganhou o rótulo ignominioso de “Ilhas dos Ratos”. Invasores não nativos foram acidentalmente introduzidos nessas ilhas, e em outras ao longo da cadeia das Aleutas, por meio de naufrágios que datam de 1700 e da ocupação da Segunda Guerra Mundial. Os robustos roedores, conhecidos por estarem entre os animais invasores mais prejudiciais, se adaptaram e prosperaram no novo ambiente e acabaram dominando os ecossistemas da ilha, perturbando a ordem ecológica natural e expulsando as espécies nativas.

Um esforço de conservação coordenado que removeu ratos de uma das ilhas anteriormente conhecidas como Rat Island se tornou um novo exemplo de como os ecossistemas podem se recuperar totalmente ao seu estado natural em pouco mais de uma década. A ascensão ecológica na recém-nomeada Ilha Hawadax (um retorno ao nome Aleúte original que significa “a ilha ali com dois montes”) se espalhou da terra para a comunidade marinha interconectada da ilha. Resultados de um estudo publicado em Relatórios científicos e liderado por um pesquisador da Universidade da Califórnia, San Diego, documentou a recuperação notável.

“Ficamos surpresos com o desenvolvimento do nível de recuperação tão rapidamente; pensamos que poderia ser mais longo”, disse Carolyn Kurle, professora associada da Seção de Ecologia, Comportamento e Evolução na Divisão de Ciências Biológicas da UC San Diego e autora principal do novo estudo, que inclui pesquisadores da UC Santa Cruz, da Island Conservation, do US Fish and Wildlife Service e da The Nature Conservancy.

Kurle participou de expedições de pesquisa para mais de 35 das ilhas da cadeia Aleutas. Ela e seus colegas realizaram pesquisas em Hawadax em 2008, quando roedores invasores dominaram o ecossistema da ilha. Como um novo predador direto das espécies nativas da ilha, os ratos desencadearam uma cascata de interrupções na cadeia alimentar da ilha. Eles se alimentavam de ovos e filhotes de aves marinhas, quase exterminando a população de aves marinhas nidificantes da ilha. Sem pássaros para consumir invertebrados herbívoros da linha costeira, como caracóis e lapas, os herbívoros intertidais da ilha prosperaram, reduzindo significativamente a abundância de algas marinhas.

Para reverter esses efeitos, uma estratégia de conservação coordenada para salvar espécies nativas em Hawadax eliminou os ratos em 2008. O esforço apresentou um caso raro em que os pesquisadores foram capazes de comparar dados de ecossistemas de pesquisas durante a dominância de ratos com um ecossistema em recuperação cinco anos depois e um sistema totalmente recuperado após 11 anos.

“Você geralmente não tem a oportunidade de voltar a um lugar remoto e coletar dados após o fato”, disse Kurle, observando que os pesquisadores também compararam os dados da pesquisa com ecossistemas naturalmente equilibrados em ilhas vizinhas que nunca haviam sido ocupadas por ratos . . “Às vezes é difícil dizer que uma ação de conservação teve algum tipo de impacto, mas, neste caso específico, tomamos uma ação de conservação que era cara e difícil e realmente mostramos que funcionou. Mas não esperávamos que fosse. tão rápido. “

Com os ratos removidos em Hawadax, as aves marinhas voltaram e estão novamente consumindo os invertebrados da costa, permitindo que a comunidade de algas se recupere e se recupere.

“Os ratos invasores quase sempre são predadores diretos de animais nativos quando eles entram nas ilhas”, disse Kurle. “Então, quando os pássaros voltaram, eles levaram a uma estrutura completamente diferente na comunidade marinha desta ilha. Agora ela tem uma estrutura que se parece mais com a que vemos em ilhas que nunca tiveram ratos invasores.”

Os pesquisadores dizem que mais estudos que enfocam a compreensão e medição dos impactos diretos e indiretos dos invasores, e como as comunidades interconectadas respondem depois que esses impactos são removidos, são necessários para ressaltar os amplos sucessos de conservação associados à erradicação das espécies invasoras, especialmente nas ilhas.

“Este estudo confirma os impactos profundos de espécies introduzidas, como ratos, em ecossistemas insulares sensíveis, ao mesmo tempo que demonstra os notáveis ​​benefícios de conservação de sua remoção”, disse Donald Croll, co-autor do estudo e professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva. na UC Santa Cruz.

A pesquisa foi financiada em parte pelo Serviço de Vida Selvagem e Peixes dos EUA e pela Fundação Nacional de Peixes e Vida Selvagem, e a erradicação foi conduzida pela Conservação da Ilha, Serviço de Vida Selvagem e Peixes dos EUA e The Nature. Conservancy.

Materiais fornecido por Universidade da Califórnia – San Diego. Original escrito por Mario Aguilera. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.