As formigas engolem seu próprio ácido para se proteger dos germes

As formigas usam seu próprio ácido para desinfetar a si mesmas e a seus estômagos. Uma equipe da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg (MLU) e da Universidade de Bayreuth descobriu que o ácido fórmico mata bactérias nocivas na comida do animal, reduzindo assim o risco de doenças. Ao mesmo tempo, o ácido influencia significativamente a flora intestinal da formiga. O novo estudo foi publicado na revista eLife.

O ácido fórmico é um dos ácidos orgânicos mais simples. É produzido em uma glândula especial no abdômen de inúmeras espécies de formigas. “Havia uma suposição de longa data de que o ácido só servia para afugentar predadores, por exemplo insetos e pássaros”, disse o Dr. Simon Tragust do Instituto de Biologia MLU, que co-liderou o novo estudo junto com o professor Heike. Feldhaar de Bayreuth. . Há alguns anos, ele conseguiu mostrar que as formigas também usam ácido no cuidado dos filhotes, por exemplo, para desinfetá-los e prevenir a propagação de fungos nocivos.

O novo estudo baseou-se na observação do comportamento dos animais. “Sempre que as formigas engolem comida ou água, elas começam a limpar seus quartos traseiros”, diz Tragust. O pesquisador queria descobrir por que eles fazem isso. “Por um lado, o comportamento não parecia estar relacionado à digestão, pois as formigas fazem isso mesmo depois de ingerir água”, acrescenta.

Por meio de vários experimentos, a equipe conseguiu mostrar que as formigas são desinfetadas por dentro. “Quando as formigas conseguiram acessar o ácido, suas chances de sobrevivência aumentaram significativamente após comer alimentos enriquecidos com bactérias patogênicas”, explica Tragust. Além disso, o efeito benéfico não se limitou a um animal individual. As formigas passam o alimento da boca para a boca de seus companheiros de ninho. “Esta é uma importante fonte potencial de infecção”, diz Tragust. Se a formiga alimentada já tivesse ingerido o ácido, a formiga receptora corria menor risco de adoecer. Segundo Tragust, esse comportamento pode reduzir a propagação da infecção dentro da colônia de formigas.

Os resultados do novo estudo também explicam por que algumas formigas têm muito poucas bactérias em seu trato digestivo; aqueles que estão presentes são principalmente micróbios resistentes a ácidos. “A ingestão de ácido atua como um mecanismo de filtragem, estruturando o microbioma da formiga”, explica Tragust. As formigas são um dos poucos animais com estômagos extremamente ácidos. “Caso contrário, só se sabe que isso ocorre em humanos e alguns outros vertebrados”, diz Tragust. Ao contrário das formigas, o ácido do estômago em humanos é produzido diretamente no estômago, mas os efeitos são os mesmos: o ácido mata os germes nos alimentos e influencia o microbioma intestinal.

A propósito, a precisão com que o ácido fórmico funciona permanece um mistério, mas este e outros ácidos orgânicos têm sido usados ​​há muito tempo como aditivos na alimentação animal para matar germes nocivos.

materiais fornecido por Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.