As formigas adaptam o uso de ferramentas para evitar o afogamento

Os pesquisadores observaram formigas de fogo pretas importadas que usam areia para extrair alimentos líquidos de recipientes quando estão sob risco de afogamento. Esta é a primeira vez que o uso desta sofisticada ferramenta em animais é relatado. Essas descobertas foram publicadas na revista British Ecological Society Ecologia funcional.

Um experimento de laboratório mostrou pela primeira vez que uma espécie de formiga tem a notável capacidade de se adaptar ao uso de suas ferramentas. Quando munidas de pequenos recipientes com água com açúcar, as formigas de fogo pretas importadas podiam flutuar e se alimentar na superfície, mas quando os pesquisadores baixaram a tensão superficial, as formigas começaram a depositar grãos de areia dentro do recipiente que saía dele.

“Descobrimos que as formigas usavam areia para construir uma estrutura que pudesse extrair água com açúcar do contêiner e coletá-la”, disse o Dr. Aiming Zhou, professor associado da Huazhong Agricultural University, Wuhan, China, e principal autor da pesquisa. “Essa habilidade excepcional de fabricação de ferramentas não apenas reduziu o risco de afogamento das formigas, mas também proporcionou um espaço maior para elas coletarem água com açúcar.”

As estruturas de areia mostraram-se tão eficientes que podiam extrair quase metade da água com açúcar dos recipientes em cinco minutos.

Os pesquisadores alteraram a tensão superficial da água com açúcar adicionando surfactante. Quando as concentrações de surfactante eram superiores a 0,05%, representando um risco considerável de afogamento, observou-se que as formigas construíam estruturas de areia para extrair água com açúcar do recipiente. Essas estruturas nunca foram observadas quando as formigas se alimentavam em recipientes com água com açúcar puro, indicando uma abordagem adaptável ao uso dessa nova ferramenta.

Os resultados não apenas demonstram a capacidade das formigas de fogo negro importadas de usar ferramentas para alimentação, mas também podem reconhecer um risco aumentado de alimentação e podem ajustar o uso de suas ferramentas em resposta a isso.

O Dr. Jian Chen, entomologista pesquisador do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Stoneville Mississippi, e outro autor de pesquisa, disse: “Sabíamos que algumas espécies de formigas podem usar ferramentas, particularmente para coletar alimentos líquidos; no entanto, ficamos surpresos com o uso notável de ferramentas exibidas por formigas de fogo importadas. Nossos resultados sugerem que formigas e outros insetos sociais podem ter habilidades cognitivas consideráveis ​​para estratégias de alimentação únicas. “

O uso de ferramentas é considerado um indicador de sofisticação cognitiva e tem sido observado principalmente em primatas e algumas espécies de pássaros. Mas em invertebrados, esse comportamento é menos estudado e, anteriormente, era considerado rígido e inflexível.

As formigas de fogo negro importadas, Solenopsis richteri, são nativas da América do Sul, mas agora são uma espécie invasora no sul dos Estados Unidos após sua introdução. Seus exoesqueletos hidrofóbicos permitem que flutuem na água, mas eles ainda provavelmente enfrentam um risco frequente de afogamento na natureza devido à importância de alimentos líquidos como néctar e melaço como fonte de carboidratos.

No estudo, os pesquisadores calcularam o risco de afogamento medindo a proporção de formigas afogadas em recipientes de 2,5 cm de água com açúcar com diferentes concentrações de surfactante. As formigas conseguiram flutuar na superfície da água com açúcar puro, mas a proporção de formigas afogadas aumentou significativamente com o aumento das concentrações de surfactante. Os pesquisadores, então, forneceram às formigas areia de diferentes tamanhos de grãos para testar suas preferências na criação de estruturas de areia quando confrontadas com diferentes riscos de afogamento.

Dr. Zhou adverte que mais estudos são necessários nesta área de pesquisa, dizendo: “Nossos experimentos são realizados em laboratório e são limitados apenas a formigas de fogo importadas.” Os próximos passos serão determinar o quão difundido é esse comportamento em outras espécies de formigas. O Dr. Chen acrescenta: “Nosso estudo é o primeiro a abordar esse tópico interessante. Esperamos que nosso artigo motive outras pessoas a fazer a pesquisa relacionada.”

materiais fornecido por Sociedade Ecológica Britânica. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.