Altos níveis de poluentes em baleias assassinas

Pouco se sabe sobre os poluentes ambientais em predadores no topo da cadeia alimentar. Um estudo publicado em Química Ambiental e Toxicologia mostrou que novos tipos de retardadores de chama bromados se acumulam nos tecidos das baleias assassinas perto da Noruega e também são transmitidos aos bezerros em fase de amamentação.

Os pesquisadores também detectaram substâncias químicas artificiais chamadas substâncias perfluoroalquil (PFAS) nos tecidos de baleias assassinas adultas. Nenhum limite foi estabelecido para os efeitos do PFAS na saúde de mamíferos marinhos, mas o produto químico foi associado a efeitos reprodutivos e endócrinos na vida selvagem. Além disso, bifenilos policlorados (PCBs) há muito proibidos foram detectados na gordura de 7 das 8 baleias assassinas no estudo em níveis que ultrapassaram o limite proposto para efeitos toxicológicos em mamíferos marinhos.

“Os níveis de poluentes nos principais predadores dão uma indicação não só da saúde do ecossistema, mas também da persistência de produtos químicos, mobilidade passiva no meio ambiente e biotransporte ativo com animais migratórios”, escreveram os autores. “Nossos resultados são relevantes para o monitoramento ambiental contínuo de poluentes no Ártico.”

Materiais fornecido por Wiley. Nota: o conteúdo pode ser editado em estilo e comprimento