Acasalando-se com parentes? Não é grande coisa na natureza

Geralmente assumimos que a consanguinidade é ruim e deve ser evitada em todas as circunstâncias. Mas uma nova pesquisa de pesquisadores da Universidade de Estocolmo, publicada em Ecologia e evolução da natureza, mostra que há pouco suporte para essa suposição.

A ideia de que os animais devem evitar o acasalamento com parentes tem sido o ponto de partida de centenas de estudos científicos conduzidos entre várias espécies. Mas acontece que a imagem é mais complicada.

“As pessoas presumem que os animais devem evitar o acasalamento com um parente quando têm oportunidade”, diz Raïssa de Boer, pesquisadora de zoologia da Universidade de Estocolmo. “Mas a teoria da evolução tem nos dito que os animais deveriam tolerar, ou mesmo preferir, o acasalamento com parentes em uma ampla gama de condições por mais de quatro décadas.”

O estudo fornece uma síntese de 139 estudos experimentais em 88 espécies, abrangendo 40 anos de pesquisa, resolvendo o antigo debate entre as expectativas teóricas e empíricas sobre se e quando os animais devem evitar a endogamia.

“Abordamos o ‘elefante na sala’ dos estudos de evitação da consanguinidade, derrubando a suposição amplamente aceita de que os animais evitarão a consanguinidade sempre que possível”, disse Raïssa de Boer.

O estudo demonstra que os animais raramente tentam evitar o acasalamento com parentes, uma descoberta que foi consistente em uma ampla gama de abordagens experimentais e condições.

“Os animais parecem não se importar se seu parceiro potencial é um irmão, irmã, primo ou uma pessoa não aparentada quando escolhem com quem acasalar”, diz Regina Vega Trejo, pesquisadora da Universidade de Estocolmo e autora do artigo.

O estudo também analisou a prevenção da endogamia em humanos, comparando os resultados com experimentos semelhantes em animais.

“Comparamos estudos que perguntavam se os humanos evitavam a endogamia quando apresentados a imagens de rostos que foram manipulados digitalmente para fazer rostos parecerem mais ou menos relacionados a estudos que usaram abordagens semelhantes em outros animais. Como outros animais, não há evidências que os humanos preferem evitar a consanguinidade “, diz Raïssa de Boer.

“Nossas descobertas ajudam a explicar por que muitos estudos não conseguiram encontrar um suporte claro para a prevenção da consanguinidade e oferecem um roteiro útil para entender melhor como fatores cognitivamente e ecologicamente relevantes moldam as estratégias de prevenção da endogamia em animais”, disse John Fitzpatrick, professor associado de zoologia da Universidade de Estocolmo. e o principal autor do estudo.

As descobertas terão implicações de longo alcance para a biologia da conservação. A escolha do parceiro é cada vez mais usada em programas de reprodução para conservação, na tentativa de obter sucesso nos esforços de conservação de espécies ameaçadas de extinção. O que significa isto?

“O principal objetivo dos esforços de conservação é manter a diversidade genética, e geralmente se espera que a escolha de parceiros atinja esse objetivo. Nossas descobertas pedem cautela na aplicação da escolha de parceiros em programas de conservação”, disse John Fitzpatrick.

Materiais fornecido por Universidade de Estocolmo. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.