A vida social como um impulsionador da generosidade das aves – ScienceDaily

Olhando para a generosidade dentro da família raven revela paralelos com a evolução humana. Trabalhar juntos para criar filhos e uma maior tolerância para com os membros do grupo contribui para o surgimento de um comportamento generoso entre corvos, corvos, gralhas e companhia. Os biólogos descobriram que a vida social dos corvídeos é um fator crucial para que os pássaros sejam generosos ou não.

Corvos, corvos, gralhas e seus parentes são conhecidos por sua inteligência excepcional, permitindo-lhes resolver problemas complexos, usar ferramentas ou ser mais espertos que seus colegas. No entanto, uma capacidade que nós, humanos, valorizamos muito parece faltar em seu repertório comportamental: a generosidade. Até agora, descobriu-se que poucas espécies dentro da família dos corvos agiam generosamente em paradigmas experimentais, enquanto corvos altamente inteligentes, por exemplo, demonstraram suas tendências egoístas em vários estudos. Lisa Horn, do Departamento de Biologia Cognitiva e Comportamental da Universidade de Viena, conseguiu demonstrar, junto com Jorg Massen da Universidade de Utrecht e uma equipe internacional de pesquisadores, que a vida social dos corvídeos é um fator crucial para o os pássaros beneficiam ou não os membros de seu grupo.

“A generosidade espontânea, sem esperar algo em troca imediatamente, é uma pedra angular da sociedade humana cujos fundamentos evolutivos ainda não foram totalmente compreendidos. Uma hipótese postula que criar filhos cooperativamente pode ter promovido o surgimento de uma tendência para se beneficiar voluntariamente. membros do grupo nos primeiros grupos humanos. Outra hipótese especula que apenas uma tolerância maior em relação aos membros do grupo e um nível mais baixo de agressão tornaram possível esse comportamento generoso. Embora os pesquisadores tenham encontrado evidências para ambas as hipóteses ao investigar outros primatas não humanos, até agora nenhum resultado foi obtido de outros taxa animais “, explica a autora principal Lisa Horn.

É por isso que Horn e seus colegas testaram o comportamento generoso em várias espécies da família dos corvos. Algumas das espécies testadas criam seus descendentes cooperativamente, enquanto outras não. Além disso, algumas das espécies nidificam nas proximidades de seus congêneres, demonstrando assim seus altos níveis de tolerância, enquanto outras espécies guardam zelosamente seus territórios contra outros membros de sua própria espécie. No experimento, os pássaros operaram um mecanismo de balanço pousando em um poleiro, trazendo comida ao alcance dos membros do grupo. Se os pássaros quisessem pegar a comida eles próprios, teriam que deixar o poleiro e a cadeira de balanço inclinaria para trás, afastando a comida novamente. Como os pássaros não conseguiam nada por conta própria, os autores argumentaram que apenas os pássaros verdadeiramente generosos continuariam a entregar comida aos membros do grupo durante várias sessões experimentais.

Criação cooperativa da prole e alta tolerância como impulsionadores da generosidade

Tornou-se claro que esse comportamento era exibido mais fortemente por essas espécies de corvídeos trabalhando juntos para criar seus filhos cooperativamente. Entre as aves machos, os pesquisadores também encontraram evidências para a hipótese de que uma alta tolerância a congêneres é importante para o surgimento de comportamentos generosos. Os machos de espécies que habitualmente nidificam muito próximos uns dos outros eram particularmente generosos. Esses resultados parecem apoiar a hipótese de que a criação cooperativa da prole e o aumento dos níveis de tolerância podem ter promovido o surgimento de tendências generosas não apenas em humanos, mas também em outros animais. “O que mais me fascina é que em animais tão diferentes de nós, mecanismos evolutivos muito semelhantes aos de nossos ancestrais humanos parecem ter promovido o surgimento de comportamentos generosos”, conclui Horn. No entanto, mais estudos com diferentes espécies de pássaros, como papagaios de inteligência semelhante ou outros taxa animais, são necessários para investigar melhor essas conexões.

materiais fornecido por Universidade de viena. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.