A sobreposição alimentar de pássaros, morcegos e libélulas é desvantajosa para diminuir os insetos

De acordo com um novo estudo finlandês, diferentes grupos de insetívoros competem pelo mesmo tipo de alimento. Pesquisadores da Universidade de Turku, Finlândia, e do Museu Finlandês de História Natural fizeram uma descoberta comparando pássaros, morcegos e libélulas que se alimentam na mesma área no sudoeste da Finlândia. Esses predadores muito distantes consumiram os mesmos grupos de insetos, como moscas, mosquitos e outros dípteros. Os resultados lançaram uma nova luz sobre o declínio das populações de insetos, porque uma parte notável dos insetívoros pode realmente estar em maior perigo do que se acreditava anteriormente.

De acordo com o estudo, uma fonte comum de alimento para pássaros, morcegos e libélulas são os quironomídeos. Esses mosquitos não consomem nada quando adultos e podem ser encontrados em grandes massas na superfície de lagos e outros sistemas de água. Só na Finlândia, existem até 800 espécies de quironomídeos. Os quironomídeos são uma família muito substancial e diversa, e muitos insetívoros adquiriram seu sabor. Se um grande grupo de insetos como esse for morto, o efeito em cascata sobre a natureza e os humanos pode ser considerável.

– Isso é exatamente o que mais preocupa. Se muitos predadores consumirem aproximadamente a mesma comida, o declínio dos quironomídeos, por exemplo, pode levar a uma ecocatástrofe sem precedentes, explica o professor universitário Eero Vesterinen do Departamento de Biologia da Universidade de Turku.

Com base em extensa pesquisa sobre os hábitos alimentares de insetívoros

Eero Vesterinen, que desenhou o estudo, estudou a interação interespecífica por mais de uma década, com foco em cadeias alimentares, ou mais especificamente em teias alimentares.

– Comparei o material que coletei ao longo dos anos com os estudos que publiquei e percebi um padrão interessante. Parecia que, embora predadores comedores de insetos sejam encontrados em diferentes partes do reino animal e, portanto, não compartilhem a mesma história evolutiva, há claras semelhanças em sua dieta.

Uma análise mais precisa dos insetívoros coletados na mesma área foi realizada para que os táxons de presas disponíveis fossem comparáveis. Os insetívoros do sudoeste da Finlândia selecionados para o estudo foram o papa-moscas europeu, o morcego do norte, o morcego marrom de orelhas compridas, o morcego de Daubenton, o morcego de bigode, o morcego de Brandt, o dardo preto, a asa comum, o Bluet do norte, bluet ponta de lança, bluet crescente e bluet variável.

– É impressionante como a composição da dieta alimentar foi semelhante entre invertebrados, como libélulas e vertebrados, no estudo. Esses resultados também levantam preocupações sobre o que aconteceria se os minúsculos dípteros que todos os nossos predadores focais colhem diminuíssem, disse o pesquisador Kari Kaunisto, da Unidade de Biodiversidade da Universidade de Turku.

– A maioria dos morcegos do mundo são insetívoros e nossos estudos anteriores já revelaram muitos detalhes importantes sobre sua dieta, observa o pesquisador da Academia Thomas Lilley do Museu Finlandês de História Natural.

O declínio massivo de insetos tem um grande impacto na cadeia alimentar e no ecossistema

O declínio massivo de insetos recebeu ampla cobertura nos últimos anos e vários relatórios sobre o assunto foram publicados com base em observações de longo prazo. Em alguns lugares, a população de insetos caiu para menos de 50 por cento e notícias em todo o mundo relatam eventos semelhantes.

– A situação pode ser pior do que o estimado anteriormente, se os resultados do novo estudo puderem ser generalizados intercontinentalmente. Nosso estudo parece ter produzido dados diferentes e elaborados que nos ajudam a concentrar nossas pesquisas futuras no efeito em cascata do fenômeno no alto da cadeia alimentar, as musas de Vesterinen.

materiais fornecido por Turku University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.