A síndrome do nariz branco pode afetar dramaticamente as espécies de morcegos que hibernam no oeste

Um estudo de quatro anos publicado recentemente em Ecologia e Evolução conclui que a doença fúngica, a síndrome do nariz branco, representa uma séria ameaça para muitos morcegos no oeste da América do Norte.

Desde que foi detectada pela primeira vez em 2006, a síndrome do nariz branco matou milhões de morcegos no leste e centro da América do Norte. A disseminação do fungo patogênico que causa a síndrome do nariz branco em morcegos em hibernação atingiu vários estados do oeste dos Estados Unidos, principalmente através da disseminação de morcego a morcego, e atualmente ameaça espécies ocidentais.

Morcegos com a síndrome do nariz branco têm fungos que crescem no nariz e nas asas, como o nome indica, mas a infecção fúngica também desencadeia uma frequência maior de despertares da hibernação. Cada excitação envolve um aumento na temperatura corporal de quase congelamento (quando os morcegos usam torpor) para uma temperatura corporal de mamífero ativo (~ 98ouF ou 38ouC), que consome uma quantidade significativa de energia. Os morcegos têm pouca gordura armazenada para o inverno e, se esta se esgotar antes do final do inverno, ocorre a morte por inanição.

O objetivo dos pesquisadores era fornecer aos administradores informações sobre quais espécies de morcegos ocidentais podem sofrer alta mortalidade e risco de extinção se infectadas com a doença. Para fazer isso, eles combinaram um esforço de coleta de dados de campo sem precedentes com um modelo mecanístico que explica como a energia é consumida durante a hibernação e como o fungo causador afeta esse consumo de energia. Ao comparar seu novo conhecimento sobre por quanto tempo os morcegos infectados com a síndrome do nariz branco poderiam hibernar com a duração do inverno que precisariam para hibernar com a doença, os autores previram resultados de sobrevivência para cada espécie. Se um morcego não tivesse energia suficiente para viver além da duração do inverno, a simulação registrava uma mortalidade.

Três anos de intenso trabalho de campo resultaram em 946 capturas de morcegos (todas liberadas após a medição). Medições energéticas de morcegos emparelhadas com dados ambientais do hibernáculo foram coletadas para nove espécies que foram amostradas em oito locais espalhados por todo o oeste. Os pesquisadores então avaliaram como o advento da síndrome do nariz branco pode afetar o uso de energia de hibernação e, subsequentemente, a capacidade de cada espécie de sobreviver à hibernação com a doença. Combinando dados sobre o hospedeiro, o ambiente que eles selecionam para hibernação e como o patógeno cresce sob diferentes condições de temperatura e umidade, os autores simularam quantos dias as populações infectadas poderiam hibernar em condições de campo.

O estudo revelou que existem ameaças de síndrome do nariz branco para todas as pequenas espécies de Myotis examinadas, incluindo M. ciliolabrum (morcego ocidental de patas pequenas), M. evotis (morcego de orelhas compridas), M. lucifugus (morcego marrom pequeno), M.thysanodes (myotis com franjas) e M. volans (morcego de pernas longas), bem como Perimyotis subflavus (morcego tricolor). Em comparação, espécies maiores, como M. velifer (morcego das cavernas), Corynorhinus citiesendii (morcego de orelhas compridas de Townsend) e Eptesicus fuscus (morcego marrom grande) devem ser menos afetadas. Uma análise mais detalhada mostrou que a massa corporal (e em relação à gordura corporal, uma vez que esses atributos estão correlacionados), bem como o déficit de vapor de água do hibernáculo (ou seja, umidade relativa) explicam mais da metade da variação observada na sobrevivência dos morcegos.

A Dra. Catherine Haase, agora professora assistente de biologia na Austin Peay State University e principal autora do estudo, disse: “Nossos resultados indicam a necessidade de se ter uma visão holística da conservação, pois não é apenas uma coisa que determina a sobrevivência de a síndrome do nariz branco, mas sim a combinação de variáveis ​​de morcego, ambiente e doença. “

Todas as espécies de morcegos ocidentais estudadas eram insetívoros, o que significa que se alimentam de insetos, incluindo aqueles que são pragas de culturas agrícolas. Além de fornecer serviços ecossistêmicos valiosos, eles são espécies incrivelmente fascinantes, desde sua capacidade de ecolocalização até seu sistema imunológico único.

A Dra. Sarah Olson, co-autora do Programa de Saúde da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem e pesquisadora principal do projeto, disse: “Este estudo demonstra o valor da coleta de dados básicos para compreender preventivamente uma ameaça representada por uma doença. Da vida selvagem, como o branco Síndrome do nariz, para morcegos ocidentais, para que medidas de conservação mais proativas possam ser tomadas para proteger essas espécies. Aqui, uma abordagem geral é necessária. Os ocidentais podem tomar medidas agora para implementar proteções antes que declínios severos previstos sejam observados, como redução perda de habitat e restrição de acesso aos hibernáculos, além de investimento em pesquisa e vigilância. ”

materiais fornecido por Wildlife Conservation Society. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.