A proteína do leite pode ajudar a melhorar a saúde do mirtilo

Combinar torta de mirtilo com uma bola de sorvete é um belo deleite de verão. Além de ser saborosa, essa combinação também pode ajudar as pessoas a absorver mais nutrientes das “superfrutas”, como as antocianinas. Pesquisadores relatando na ACS ‘ Journal of Agricultural and Food Chemistry mostram que a α-caseína, uma proteína encontrada no leite de vaca, ajudou os ratos a absorver mais antocianinas dos mirtilos e seus subprodutos, aumentando o acesso a esses nutrientes benéficos à saúde.

Em estudos, as antocianinas demonstraram ter propriedades antioxidantes, reduzir a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. No entanto, apenas pequenas quantidades desses nutrientes são absorvidas dos mirtilos durante a digestão, apesar de sua abundância na fruta. Pesquisadores anteriores relataram que consumir alimentos com ingredientes como pectina cítrica, capassim, capsicato e algumas proteínas aumentam a absorção de antocianinas. Por exemplo, Bin Li e seus colegas descobriram que as proteínas α-caseína e β-caseína do leite de vaca protegeram as antocianinas de mirtilo em experimentos de digestão simulada. Agora, esta equipe queria ver se a α-caseína poderia ajudar a aumentar a absorção de antocianinas de mirtilos in vivo.

Os pesquisadores alimentaram ratos com extratos de antocianina purificada de cranberry, adicionando α-caseína à solução administrada a um grupo de ratos. Durante as 24 horas seguintes, as concentrações de antocianina e metabólito foram 1,5 a 10,1 vezes maiores no grupo α-caseína do que nos ratos controle. Ao examinar a estrutura molecular da α-caseína, os pesquisadores observaram que seus aminoácidos lhe permitiam interagir e encapsular moléculas de antocianina, melhorando sua estabilidade no intestino e permitindo melhor transporte para a corrente sanguínea. Embora a proteína α-caseína usada nesses experimentos tenha sido obtida e purificada do leite, os resultados podem não ser os mesmos para o leite integral porque suas gorduras e açúcares podem afetar a absorção, explicam os pesquisadores. Eles dizem que o próximo passo é fazer testes semelhantes em seres humanos.

Materiais fornecido por American Chemical Society. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.