A proteção ambiental pode se beneficiar do pensamento ‘micro’ e ‘macro’

Cientistas da Universidade de Southampton realizaram um estudo que destaca a importância de estudar uma gama completa de organismos ao medir o impacto das mudanças ambientais, desde bactérias minúsculas até baleias poderosas.

Pesquisadores da Escola de Ciências Terrestres e Oceânicas da Universidade, em colaboração com colegas das Universidades de Bangor, Sydney e Joanesburgo e do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido, realizaram um estudo de animais marinhos, protistas (organismos unicelulares) e bactérias ao longo a costa sul. África.

O principal investigador e estudante graduado da Universidade de Southampton, Luke Holman, explica: “Normalmente, os estudos de biodiversidade e biogeografia se concentram em um grupo de espécies por vez, geralmente animais. Estudo de animais, protistas e bactérias juntos: Organismos de tamanhos muito diferentes, separados por bilhões de anos de evolução, deu-nos a oportunidade de ter uma visão mais ampla do ecossistema marinho. Descobrimos agrupamentos biogeográficos notavelmente consistentes para os três ao longo da costa, consistentes com padrões previamente estudados., impulsionados por correntes regionais “.

Os resultados são publicados na revista. Ecologia e evolução da natureza.

A equipe coletou amostras de água do mar em vários locais ao longo da costa sul-africana, desde mares mais quentes no leste, até águas mais frias no oeste e temperaturas intermediárias no sul. As amostras foram filtradas, o DNA ambiental foi extraído e submetido a análises laboratoriais sofisticadas para indicar a diversidade de organismos encontrados em locais específicos.

Os resultados mostraram uma grande variedade de animais que vivem no mar ao longo de toda a costa, mas com diferenças de espécies exatas em regiões quentes, frias e intermediárias. Esse mesmo padrão de diferença também foi mostrado em bactérias e protistas, demonstrando consistência na biodiversidade de vida de cada região.

Além disso, os cientistas descobriram que, entre as variáveis ​​examinadas, a temperatura teve o maior impacto na determinação da diversidade de animais e bactérias, enquanto os protistas foram os mais associados à concentração de clorofila na água. A equipe também revelou que, embora todos os três grupos tenham sido afetados em alguma medida pela atividade humana, como transporte marítimo, pesca e construção de marinas, isso não ocorreu na extensão que eles esperavam.

Comentando sobre o estudo, Luke disse: “Esperamos que nosso trabalho incentive os pesquisadores a considerar outros grupos de organismos, tanto em avaliações biogeográficas quanto em projetos de proteção e restauração marinha. Por exemplo, um projeto que visa restaurar um recife de coral também pode precisar considerar as comunidades bacterianas ou a proteção de um sistema fluvial também pode garantir que as comunidades protistas sejam monitoradas, além dos peixes. “

No futuro, a equipe espera aprender mais sobre as causas e consequências da mudança da biodiversidade marinha global para toda a vida, de bactérias microscópicas e protistas a organismos macroscópicos como peixes e mamíferos marinhos.

Materiais fornecido por Southampton University. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.