A possível vacina protege hamsters e camundongos contra a morte causada por várias espécies de Leptospira e evita a colonização renal em camundongos – ScienceDaily

Os cientistas desenvolveram uma vacina universal de dose única que pode proteger contra as muitas formas da bactéria da leptospirose, de acordo com um estudo publicado hoje em eLife.

Uma vacina eficaz ajudaria a prevenir doenças potencialmente fatais causadas pela leptospirose, como a doença de Weil e hemorragia pulmonar, que são fatais em 10% e 50% dos casos, respectivamente.

A leptospirose é causada por um grupo diverso de espiroquetas chamados leptospiras. Uma grande variedade de mamíferos, incluindo ratos, abriga as bactérias nos rins e as liberam no meio ambiente por meio da urina. Humanos e animais podem ser infectados após entrarem em contato com água ou solo contaminados. Além de ter um grande impacto sobre a saúde das populações humanas vulneráveis, a leptospirose é um problema de saúde animal economicamente significativo, tornando-se um grande desafio para a Saúde Única. Isso significa que esforços colaborativos são necessários entre disciplinas e setores para melhorar os resultados de saúde pública contra a infecção por leptospirose.

A família de bactérias Leptospira é composta por 64 espécies com 300 variedades diferentes (chamadas serovares). Isso torna o desenvolvimento de uma vacina um desafio, porque os pesquisadores devem encontrar uma característica comum da bactéria que desencadeia uma resposta imunológica.

“Recentemente identificamos uma nova proteína chamada FcpA nos flagelos de Leptospira que permite que ela se mova e penetre em tecidos humanos e animais”, explica o primeiro autor Elsio Wunder Jr, pesquisador científico associado em epidemiologia (doenças microbianas) da Escola de Saúde. Yale Público. , Yale University, New Haven, EUA “Com este estudo, queríamos ver se o uso de Leptospira modificada que carece de uma molécula FcpA funcional tem potencial para uma vacina que poderia fornecer um benefício importante para a saúde pública.”

A mutação FcpA Leptospira foi testada como uma vacina atenuada, uma vacina viva que não pode causar doenças. Depois que a vacina foi administrada a hamsters e camundongos, ela se espalhou por todo o corpo antes de ser eliminada em sete dias em hamsters e após duas semanas em camundongos. Nenhum traço da Leptospira mutada pôde ser detectado no tecido renal ou no sangue após esse período, demonstrando que a vacina viva é eliminada pelo sistema imunológico antes de causar doença ou morte.

Para testar se a vacina candidata poderia proteger contra todos os tipos de infecção por Leptospira, eles testaram uma única dose da Leptospira mutante e a compararam a Leptospira morta pelo calor para ver se eles poderiam prevenir a infecção e doença por uma variedade de sorovares semelhantes e diferentes A imunização com a vacina morta pelo calor forneceu proteção parcial contra serovares de Leptospira semelhantes, mas não diferentes. Em contraste, a vacina atenuada (Leptospira mutada) forneceu proteção cruzada contra serovares pertencentes a três espécies diferentes de Leptospira, abrangendo a maioria dos serovares de importância para a saúde humana e animal.

Uma análise mais detalhada dos camundongos e hamsters após a vacinação mostrou que eles geravam anticorpos que reconheciam uma ampla gama de proteínas nas diferentes espécies de Leptospira. Além disso, ao estudar a resposta do anticorpo em detalhes, a equipe identificou 41 proteínas diferentes que poderiam ser alvos para vacinas futuras. A maioria dessas proteínas (70%) parecia semelhante nas 13 espécies de Leptospira causadoras de doenças estudadas, sugerindo que elas são provavelmente importantes para a sobrevivência do micróbio e seriam candidatas a vacinas futuras eficazes.

“Neste estudo de prova de conceito, mostramos que uma vacina candidata universal à leptospirose pode prevenir a morte e a colonização renal em modelos animais”, conclui o autor Albert Ko, chefe do departamento e professor de epidemiologia (doenças microbianas) na Yale School de Saúde Pública. “Essas descobertas nos colocam um passo mais perto de alcançar o Santo Graal para o campo, que é uma vacina eficaz que protege contra as muitas espécies de Leptospira e pode ser implementada como uma solução abrangente para o desafio à saúde humana e animal causado pela leptospirose.”

materiais fornecido por eLife. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.