A lagarta venenosa tem uma biologia estranha

O veneno de uma lagarta nativa do sudeste de Queensland parece promissor para uso na medicina e no controle de pragas, afirmam pesquisadores do Institute for Molecular Bioscience.

O Vulnerans Doratifera é comum em grande parte do sudeste de Queensland e é comumente encontrado no Toohey Forest Park, no lado sul de Brisbane.

O Dr. Andrew Walker pesquisa a lagarta de aparência impressionante desde 2017.

“Nós encontramos um enquanto coletávamos insetos assassinos perto de Toowoomba e sua estranha biologia e veneno causador de dor me fascinaram”, disse o Dr. Walker.

Ao contrário da Lagarta Muito Faminta, que encantou gerações de crianças em todo o mundo, esta lagarta está longe de ser inofensiva.

“Seu nome binomial significa ‘portador de dons de feridas'”, disse Walker.

A pesquisa do Dr. Walker descobriu que a lagarta possui toxinas venenosas com uma estrutura molecular semelhante às produzidas por aranhas, vespas, abelhas e formigas.

A pesquisa também descobriu uma fonte de peptídeos bioativos que podem ter usos na medicina, biotecnologia ou como ferramentas científicas.

“Muitas lagartas produzem venenos que causam dor e desenvolveram defesas biológicas, como cabelos irritantes, toxinas que os tornam venenosos para comer, manchas que imitam olhos de cobra ou espinhos que injetam venenos líquidos”, disse o Dr. Walker.

“Anteriormente, os pesquisadores não tinham ideia do que havia no veneno ou como eles induziam a dor.

“Descobrimos que o veneno é composto principalmente de peptídeos e mostra uma complexidade surpreendente, contendo 151 diferentes toxinas baseadas em proteínas de 59 famílias diferentes.”

A equipe de pesquisadores sintetizou 13 das toxinas peptídicas e as usou para mostrar a trajetória evolutiva única que a lagarta seguiu para produzir um veneno indutor de dor.

“Agora sabemos as sequências de aminoácidos, ou projetos, de cada toxina à base de proteína”, disse Walker.

“Isso nos permitirá produzir as toxinas e testá-las de várias maneiras.”

Alguns peptídeos já produzidos em laboratório como parte da pesquisa do Dr. Walker mostraram potência muito alta, com potencial para matar nematóides parasitas que são prejudiciais ao gado, bem como patógenos causadores de doenças.

“Nossa pesquisa abre uma nova fonte de peptídeos bioativos que podem ter uso na medicina, por meio da capacidade de influenciar processos biológicos e promover a boa saúde”, afirmou.

“Primeiro, precisamos descobrir o que as toxinas individuais fazem, para nos informar sobre como elas podem ser usadas.”

As descobertas incorporam o trabalho de pesquisadores do CSIRO, da Universidade de York no Canadá, da Universidade de Viena na Áustria e do Departamento de Alimentos e Agricultura dos Estados Unidos.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rvfnkRl-lN0

Materiais fornecido por Universidade de Queensland. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.