A infertilidade representa uma grande ameaça à biodiversidade durante as mudanças climáticas, alerta estudo

Um novo estudo realizado por ecologistas da Universidade de Liverpool adverte que a infertilidade masculina induzida pelo calor fará com que algumas espécies sucumbam aos efeitos da mudança climática mais cedo do que se pensava.

Os cientistas estão atualmente tentando prever onde as espécies serão perdidas devido às mudanças climáticas, a fim de planejar estratégias eficazes de conservação. No entanto, a pesquisa sobre tolerância à temperatura geralmente se concentra em temperaturas que são letais para os organismos, em vez de temperaturas nas quais os organismos não podem mais se reproduzir.

Publicado em Nature Mudança Climática, o estudo de 43 espécies de moscas-das-frutas (Drosophila) mostrou que em quase metade das espécies os machos se tornaram estéreis em temperaturas abaixo da letal. É importante ressaltar que a distribuição global dessas espécies poderia ser prevista com muito mais precisão incluindo a temperatura na qual elas se tornam estéreis, em vez de simplesmente usar sua temperatura letal. Para dar um exemplo, os machos de Drosophila lummei são estéreis quatro graus abaixo de seu limite letal. Para contextualizar, quatro graus é a diferença de temperatura entre o verão no norte da Inglaterra e no sul da França.

O Dr. Steven Parratt, principal investigador da Universidade de Liverpool, disse: “Nossas descobertas sugerem fortemente que onde as espécies podem sobreviver na natureza é determinado pela temperatura na qual os machos se tornam estéreis, não a temperatura letal.”

“Infelizmente, não temos como saber quais organismos são férteis até sua temperatura letal e quais serão esterilizados em temperaturas mais frias. Portanto, muitas espécies podem ter uma vulnerabilidade oculta a altas temperaturas que passou despercebida.” tornará a conservação mais difícil, pois podemos estar superestimando o desempenho de muitas espécies à medida que o planeta aquece. “

Os pesquisadores continuaram a modelar isso para uma das espécies de Drosophila usando previsões de temperatura para 2060 e descobriram que mais da metade das áreas com temperaturas baixas o suficiente para sobreviver serão muito quentes para os machos permanecerem férteis.

O Dr. Tom Price, Investigador Principal da Universidade de Liverpool, comentou: “Nosso trabalho enfatiza que as perdas de fertilidade causadas pela temperatura podem ser uma grande ameaça à biodiversidade durante as mudanças climáticas. Já tivemos relatos de perdas de fertilidade devido a altas temperaturas em tudo, desde porcos até avestruzes, peixes, flores, abelhas e até humanos Infelizmente, nossa pesquisa sugere que esses não são casos isolados, e talvez metade de todas as espécies serão vulneráveis ​​à infertilidade térmica.

“Agora precisamos entender com urgência a gama de organismos que podem sofrer perdas de fertilidade térmica na natureza e as características que predizem a vulnerabilidade. Precisamos entender a genética e a fisiologia subjacentes, para que possamos prever quais organismos são vulneráveis ​​e talvez produzir raças de gado. mais robustas a esses desafios.

O Diretor de Ecossistemas Terrestres para o Conselho de Pesquisa do Ambiente Natural, Dr. Simon Kerley, disse: “Este é um trabalho muito empolgante que muda nosso pensamento e suposição do papel, taxa e impacto das mudanças climáticas em sua cabeça. Luz sobre o oculto e impacto sutil de mudanças nas condições sobre a miríade de animais que podemos considerar garantidos e não considerados anteriormente como “em risco” devido às mudanças climáticas. É importante que isso nos avise contra a compreensão de que esse risco pode acontecer antes de pensarmos.

“Este trabalho pega a biologia, em seu nível mais fundamental, e a explora em um animal de laboratório bem conhecido e compreendido, mas depois dá aquele passo adicional crucial para relacioná-la com o mundo real e o impacto potencial que a biodiversidade pode ter no mundo .

“Com as conferências COP15 e COP26 ocorrendo este ano, este estudo serve como um lembrete oportuno da necessidade de pesquisar melhor e compreender a relação entre as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. O Natural Environmental Research Council continuará a financiar essa pesquisa vital, e O UKRI como um todo trabalhará como parte do esforço global para salvaguardar o meio ambiente natural para as gerações vindouras. “

O estudo envolveu colaboradores da University of Leeds, da University of Melbourne, da University of Zürich e da University of Stockholm e foi financiado pelo UK Natural Environment Research Council (NERC).