A fome incentiva a tomada de riscos – ScienceDaily

A vida dos animais selvagens é repleta de situações de risco com resultados incertos. Quer estejam explorando novos habitats em terrenos desconhecidos ou procurando novas fontes de alimento, eles correm o risco de serem capturados e mortos por um predador. Em muitos casos, sua própria sobrevivência depende de uma única decisão. Se um animal decide correr um risco ou prefere evitar o perigo varia muito de um indivíduo para outro.

“Assim como existem humanos que são mais cautelosos e outros que correm mais risco, entre os animais de uma determinada espécie também existem indivíduos que são mais ou menos avessos ao risco”, diz o ecologista populacional Prof. Holger Schielzeth, da Universidade de Jena. Essas diferenças são até certo ponto inatas, mas em grande parte também dependem do desenvolvimento de um indivíduo. Como o Prof. Schielzeth, seu colega de Bielefeld, Prof. Klaus Reinhold e suas equipes de pesquisa mostraram agora em uma extensa meta-análise, o apetite de risco de um animal é decisivamente influenciado pelas condições nutricionais que ele experimenta à medida que cresce. Os pesquisadores relatam suas descobertas na última edição da revista especializada Avaliações biológicas.

Comparação dos resultados do estudo com mais de 100 espécies animais

Os pesquisadores, em colaboração com o autor principal Nicholas Moran, analisaram mais de 120 estudos experimentais com mais de 100 espécies animais e os resultados. As espécies estudadas incluem aranhas, insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e pássaros. Todos os estudos tinham em comum o fato de os animais terem passado por fases de boa e má nutrição e o apetite por risco ser medido mais tarde na vida. Havia duas hipóteses opostas: “Por um lado, poder-se-ia supor que animais que sempre gozaram de boas condições e, portanto, estão em melhores condições, teriam mais a perder e, portanto, seriam mais avessos ao risco” diz o biólogo evolucionário Reinhold. Por outro lado, acrescenta, um melhor estado nutricional poderia significar que um animal escaparia mais facilmente de uma situação de risco e, portanto, teria maior probabilidade de se arriscar.

A análise dos resultados de todos os estudos tornou as coisas claras. Um suprimento insuficiente de alimentos faz com que os animais adotem comportamentos de maior risco: a disposição para assumir riscos aumenta em uma média de 26% em animais que passaram fome no início de suas vidas.

“Ficamos surpresos que esse resultado tenha sido tão claro e inequívoco”, diz Schielzeth. A correlação foi aplicada a praticamente todos os contextos comportamentais estudados, como comportamento de exploração, migração e busca por alimentos de risco. Claro, houve variações na força do efeito. No entanto, Schielzeth assume que essa correlação também poderia existir em humanos, pelo menos até certo ponto, uma vez que também somos uma “espécie animal”, afinal.

Esta meta-análise foi realizada no âmbito do Collaborative Research Centre Transregio 212, “Uma nova síntese da individualização através do comportamento, ecologia e evolução: escolha de nicho, conformidade de nicho, construção de nicho” (NC3), que é baseado em universidades. Bielefeld e Münster, e na qual a Universidade de Jena também participa. O Dr. Nicholas Moran é atualmente pesquisador da MSCA no Instituto Nacional de Recursos Aquáticos da Universidade Técnica da Dinamarca.

materiais fornecido por Friedrich-Schiller-Universitaet Jena. Original escrito por Ute Schönfelder. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.