A comparação revela caminhos genéticos associados a diferenças marcantes entre as duas espécies – ScienceDaily

Chimpanzés e bonobos são espécies irmãs que divergiram cerca de 1,8 milhão de anos atrás, quando o rio Congo formou uma fronteira geográfica e evoluiu em ambientes separados. Agora, uma comparação de todo o genoma de bonobos e chimpanzés revela os caminhos genéticos associados às diferenças marcantes entre as dietas, a sociabilidade e os comportamentos sexuais das duas espécies.

O jornal Genes, cérebro e comportamento publicou a análise comparativa, conduzida por antropólogos da Emory University.

“Nosso artigo é a primeira varredura de seleção positiva do genoma completo entre chimpanzés e bonobos”, diz John Lindo, professor assistente de antropologia da Emory e principal autor do estudo. “Nós comparamos os genomas de ambas as espécies para entender como a seleção natural moldou as diferenças entre os dois primatas intimamente relacionados.”

Lindo é um geneticista especializado em DNA antigo e seleção natural. “Chimpanzés e bonobos são fascinantes porque são muito, muito parentes geneticamente, mas têm enormes diferenças de comportamento”, diz ele.

As duas espécies também compartilham cerca de 99% do DNA humano, o que as torna nossos parentes vivos mais próximos no reino animal. “Compreender os mecanismos fisiológicos subjacentes às diferenças de comportamento de chimpanzés e bonobos, em particular a propensão muito mais forte dos bonobos para a resolução de conflitos em vez de lutar, também pode nos dar uma visão sobre os genes que estão por trás nossos próprios comportamentos “, diz Lindo.

Sarah Kovalaskas, uma estudante de graduação em antropologia da Emory, é a primeira autora do artigo. Antes de ingressar na Emory, ele passou nove meses no campo, estudando o desenvolvimento social de bonobos juvenis na República Democrática do Congo (RDC). Bonobos selvagens, uma espécie ameaçada de extinção, são encontrados apenas nas florestas ao sul do Rio Congo, na República Democrática do Congo.

“Os bonobos são conhecidos por serem divertidos, mesmo quando adultos”, diz Kovalaskas. “Foi divertido ver os jovens circulando nas árvores, perseguindo uns aos outros e tentando atirar uns nos outros. Quando as mães tentavam desmamar, às vezes eles tinham acessos de raiva, gritavam e corriam. Você não pode evitar. Reconheça a semelhança de comportamentos com os humanos “.

As populações de chimpanzés, também uma espécie ameaçada de extinção, são encontradas em um cinturão de floresta ao norte do rio Congo e estão espalhadas em algumas outras áreas da África Ocidental e Central.

Bonobos e chimpanzés são muito semelhantes fisicamente e não foram reconhecidos como espécies separadas até a década de 1930. Suas diferenças de comportamento são muito mais distintas. Enquanto os bonobos se organizam em sociedades lideradas por mulheres, os chimpanzés são patriarcais. Quando os bonobos encontram outros grupos de bonobos, eles geralmente interagem pacificamente. Os bonobos também são conhecidos por usar comportamentos sexuais para diminuir a tensão, incluindo comportamentos do mesmo sexo entre mulheres. Os chimpanzés, no entanto, tendem a agir de forma mais agressiva quando encontram outros grupos de chimpanzés e podem até ter trocas violentas que incluem mortes.

Uma das principais hipóteses sugere que as diferentes ecologias alimentares foram fundamentais para a divergência de comportamento entre as duas espécies. Essa teoria postula que a abundante vegetação do solo no território bonobo proporcionou fácil acesso aos alimentos ao longo do ano, sem competição de outros indivíduos. Grupos maiores podiam se alimentar juntos, em vez de se alimentar isoladamente, permitindo que as fêmeas desenvolvessem fortes laços para se opor ao domínio masculino e acasalar com machos menos agressivos, levando a uma espécie de “autodomesticação”.

A comparação do genoma inteiro mostrou a seleção em bonobos de genes relacionados à produção da amilase pancreática, uma enzima que decompõe o amido. Pesquisas anteriores mostraram que as populações humanas que começaram a consumir mais grãos com o boom da agricultura mostram um aumento nas cópias de um gene intimamente relacionado que codifica a amilase.

“Nossos resultados aumentam a evidência de que a dieta e os recursos disponíveis tiveram um impacto definitivo na evolução dos bonobos”, diz Kovalaskas. “Podemos ver no genoma.”

Comparados aos chimpanzés, os bonobos também mostraram diferenças nas vias genéticas bem conhecidas por estarem relacionadas aos comportamentos sociais dos animais, assim como dos humanos. Os bonobos tinham uma forte seleção de genes na via do receptor de oxitocina, que desempenha um papel na promoção de laços sociais; serotonina, envolvida na modulação da agressão; e gonadotropina, que são conhecidos por afetar o comportamento sexual.

“Os fortes laços femininos entre os bonobos, em parte, podem ser mediados por seus comportamentos sexuais do mesmo sexo”, diz o co-autor James Rilling, professor e presidente do Departamento de Antropologia de Emory. “Nossos dados sugerem que algo interessante está acontecendo nas vias dos bonobos para oxitocina, serotonina e gonadotrofina e que pesquisas futuras sobre os mecanismos fisiológicos subjacentes às diferenças comportamentais entre bonobos e chimpanzés podem querer direcioná-los. sistemas específicos “.

materiais fornecido por Emory Health Sciences. Original escrito por Carol Clark. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.