A borboleta asiática imita outras espécies para se defender contra predadores

Muitas espécies de animais e insetos usam o mimetismo batesiano, que imita uma espécie venenosa, como defesa contra predadores. A palma comum Elymnias hypermnestra – uma espécie de borboleta satyrina encontrada em amplas áreas da Ásia tropical e subtropical – adiciona uma reviravolta a esta estratégia evolutiva. As fêmeas desenvolveram duas formas distintas, laranja ou marrom escuro, imitando duas espécies diferentes de modelos venenosos, Danaus ou Euploea. Os machos são uniformemente marrons. Um grupo populacional pode ser completamente marrom (machos e fêmeas) ou misto (machos marrons e fêmeas laranja).

David Lohman, um epidemiologista do Graduate Center, CUNY e do City College of New York, e seus colaboradores estudaram o genoma de 45 amostras representando 18 subespécies de borboletas na Ásia para determinar sua história evolutiva e estabelecer quais genes são responsáveis ​​pela variação de cor .em mulheres. Eles descobriram que nem a fêmea laranja nem a marrom tinham um ancestral recente comum. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.

“O senso comum é que, uma vez que algo evolui e se perde, é difícil evoluir novamente”, disse Lohman. “Isso sugere que algo está agindo como um interruptor, ligando ou desligando o gene.”

Os pesquisadores encontraram dois nucleotídeos de DNA no Elymnias hypermnestra genoma que regula WntA, um gene associado a padrões de cores em espécies de borboletas.

a WntA O gene pode ser ativado para recriar a mudança fenotípica, mesmo quando não aparece há várias gerações. Voltar à história genética permite que uma espécie crie uma variante sem ter que evoluir novamente as vias bioquímicas intermediárias.

“A evolução de um fenótipo pode ser mais plástica do que pensamos”, disse Shen-Horn Yen, um dos colaboradores de Lohman do Departamento de Ciências Biológicas da National Sun Yat-Sen University, Taiwan.

Para Lohman, estudar Elymnias hypermnestra encapsula o estudo da biodiversidade em sua totalidade. Existe um universo de variedade de cor, forma, tamanho e variabilidade genética encontrada em um único gênero de borboleta.

materiais fornecido por Centro de Pesquisa Científica Avançada, GC / CUNY. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.