A avaliação de risco examinou a probabilidade de transmissão durante a temporada de pesquisa de inverno – ScienceDaily

O risco de os cientistas transmitirem o coronavírus aos morcegos norte-americanos durante a pesquisa de inverno é baixo, de acordo com um novo estudo liderado pelo US Geological Survey. Os cientistas descobriram que o risco geral é de 1 em 1.000 se não forem tomadas medidas de proteção, e o risco cai menor, para 1 em 3.333 ou menos, com o uso adequado de equipamento de proteção individual ou se o resultado do teste COVID-19 for negativo antes de iniciar a pesquisa.

A pesquisa analisou especificamente a possível transmissão do SARS-CoV-2, que é o tipo de coronavírus que causa o COVID-19, de pessoas para morcegos. Os cientistas não examinaram o potencial de transmissão dos morcegos para as pessoas.

“Este é um número pequeno, mas as consequências da transmissão do coronavírus de humano para morcego são potencialmente grandes”, disse o cientista Evan Grant, do USGS, autor da nova avaliação rápida de risco. “O vírus não foi identificado em morcegos na América do Norte, mas se for introduzido, pode causar doenças e mortalidade, o que pode comprometer a conservação a longo prazo dos morcegos. Também pode representar uma fonte de nova exposição e infecção em humanos”.

“Esses são riscos difíceis que os gestores da vida selvagem e outros tomadores de decisão devem pesar ao considerar se e como permitir que os pesquisadores estudem morcegos em suas colônias de inverno”, continuou Grant.

Os morcegos fornecem serviços naturais que as pessoas valorizam; Por exemplo, estudos anteriores do USGS descobriram que os morcegos economizam para a indústria agrícola dos EUA mais de US $ 3 bilhões por ano ao comer pragas que prejudicam as plantações, reduzindo a necessidade de pesticidas. No entanto, eles são frequentemente retratados erroneamente como criaturas ameaçadoras no Halloween e em filmes de terror. Eles também estão sob pressão da síndrome do nariz branco, uma doença que matou milhões de morcegos na América do Norte.

A origem do SARS-CoV-2 não foi confirmada, mas estudos indicam que o vírus provavelmente se originou de vírus semelhantes encontrados em morcegos no hemisfério oriental.

A avaliação rápida de risco conduzida pelo USGS e pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA focou na temporada de inverno, quando alguns cientistas da vida selvagem realizam trabalhos de campo que podem exigir contato próximo ou manuseio direto dos animais. Isso inclui pesquisas sobre a síndrome do nariz branco e estudos populacionais que apóiam as decisões da Lei das Espécies Ameaçadas.

“Se os cientistas usarem equipamentos de proteção, particularmente máscaras devidamente ajustadas com alta eficiência de filtração, ou teste negativo para COVID-19 antes de conduzir a pesquisa, eles reduzem muito o risco de transmissão para morcegos norte-americanos”, disse o cientista do USGS Michael Runge, outro autor na nova avaliação.

“A avaliação atual representa a melhor informação disponível e é útil para informar decisões urgentes de manejo, mas ainda existem muitas incógnitas sobre o quão suscetíveis os morcegos norte-americanos são ao SARS-CoV-2 e como futuras variantes do vírus podem afetar a transmissão”, ele disse Grant.

“O potencial do SARS-CoV-2 para infectar a vida selvagem é uma preocupação real para as agências estaduais e federais de gestão da vida selvagem e reflete as conexões importantes entre a saúde humana e os ambientes saudáveis”, disse Jeremy Coleman, Coordenador Nacional da Síndrome do Nariz Branco para o USFWS e um autor do artigo. “Os gestores de recursos naturais precisam de informações desse tipo de análise para tomar decisões com base científica que avancem os esforços de conservação enquanto protegem a saúde das pessoas, morcegos e outros animais selvagens.”

Três espécies de morcegos foram incluídas na análise: morcegos de cauda livre, pequenos morcegos marrons e grandes morcegos marrons. Eles foram escolhidos porque apresentam diferenças físicas e comportamentais e são típicos dos tipos de morcegos estudados no inverno. Os cientistas consideraram diferentes formas de transmissão do vírus entre humanos e morcegos, sendo a transmissão aérea a principal via.

Este estudo estima o risco de transmissão para pelo menos um morcego durante uma pesquisa típica de inverno, que inclui uma equipe de cinco cientistas que passam uma hora em uma caverna colonizada por 1.000 morcegos.

Esta pesquisa se baseia em um estudo liderado pelo USGS publicado no ano passado que examinou a probabilidade de pesquisadores transmitirem SARS-CoV-2 para morcegos durante a pesquisa de verão. Desde aquele estudo, uma quantidade substancial de novos dados e conhecimentos sobre o vírus foram adquiridos e aplicados. A pesquisa de inverno e verão pode envolver diferentes cenários e atividades.

A pesquisa do USGS foi conduzida através do Eastern Ecological Science Center no Patuxent Research Refuge e National Wildlife Health Center.