A abundância de espécies de presas é a chave para a diversidade de pássaros nas cidades – ScienceDaily

A urbanização representa uma mudança drástica nos habitats naturais e apresenta múltiplos desafios para muitas espécies de vida selvagem, afetando a presença e abundância de muitas espécies de pássaros. Uma equipe de cientistas do Instituto Leibniz para Zoos e Pesquisa da Vida Selvagem (Leibniz-IZW) e da Technische Universität Berlin (TUB) colaborou para analisar os dados de aves reprodutoras do Senado de Berlim coletados por cientistas cidadãos. Eles descobriram que a abundância de invertebrados como insetos ou aranhas como presas é um fator chave que afeta a diversidade de pássaros na cidade. Quanto mais presas disponíveis, mais diversificadas são as comunidades de pássaros urbanos. Isso demonstra a importância das interações entre espécies para explicar a biodiversidade urbana, além dos impactos da alteração antrópica e da estrutura do habitat. Os resultados são publicados na revista científica Diversidade e distribuições.

As interações de espécies moldam profundamente a composição das comunidades de vida selvagem, determinando quais espécies e quantos indivíduos são encontrados em determinados habitats. Por exemplo, a presença de competidores fortes pode resultar na diminuição da abundância ou exclusão de determinadas espécies. Da mesma forma, a abundância e distribuição de presas afetam o número de predadores em uma comunidade. “Embora a importância das interações entre as espécies na geração da biodiversidade seja amplamente reconhecida, os estudos da biodiversidade urbana geralmente se concentram nos impactos da alteração antropogênica e na estrutura do habitat, negligenciando as interações entre as espécies”, diz Stephanie Kramer. -Schadt, diretor do Departamento de Ecologia de Leibniz-IZW. Dinâmica e Professora na TUB.

Para avaliar até que ponto as interações entre espécies afetam a diversidade de aves nas cidades, a equipe liderada por Aimara Planillo de Leibniz-IZW analisou os dados de monitoramento de aves reprodutoras e os relacionou com os dados de invertebrados. Os dados de aves foram coletados por cientistas cidadãos e fornecidos pelo Senado de Berlim, e os dados de invertebrados foram coletados dentro de um projeto colaborativo de Instituições de Pesquisa de Berlim (BBIB-BIBS) financiado pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa. (BMBF). Eles investigaram o impacto das interações de espécies relacionadas a alimentos (disponibilidade de presas) e não relacionadas a alimentos (por exemplo, competição) nas respostas das espécies de aves a um gradiente crescente de urbanização, usando dados de 66 espécies de aves reprodutoras na cidade de Berlim.

“Aplicando técnicas sofisticadas de modelagem aos dados de biodiversidade, mostramos que a abundância de invertebrados presas é um dos fatores mais importantes que afetam a biodiversidade das aves urbanas”, diz Planillo. O autor principal, Radchuk, acrescenta: “É importante ressaltar que o impacto da abundância de presas depende do nível de urbanização. A abundância de presas teve um efeito positivo na diversidade de pássaros em níveis de urbanização baixos a médios. Para áreas altamente urbanizadas. , a abundância de presas não afeta a comunidade de aves, uma vez que as espécies de aves que habitam essas áreas são aquelas adaptadas para persistir em ambientes urbanos e muitas vezes se beneficiam de recursos humanos. ”

Por meio dessas análises, os cientistas foram capazes de distinguir três grupos diferentes de espécies de pássaros em Berlim, que diferem na maneira como respondem às variáveis ​​ambientais e à abundância de presas. “Encontramos espécies urbanas, espécies florestais e espécies de áreas naturais na comunidade de pássaros de Berlim”, explica Radchuk. “As espécies urbanas se assemelham aos exploradores urbanos, pois persistem em grande abundância em altos níveis de perturbação antrópica. As espécies florestais são semelhantes aos adaptadores urbanos, responderam fortemente ao gradiente de urbanização e foram favorecidas pela alta cobertura de árvores e abundância de invertebrados. Finalmente, a natureza “As espécies da área foram fortemente afetadas negativamente pela urbanização e positivamente pela cobertura de árvores e áreas verdes abertas. Eles também eram os menos abundantes dos três grupos. “

Essa categorização das espécies de pássaros permitirá o desenho de estratégias de conservação customizadas para as espécies-alvo. “Nossas descobertas indicam que o manejo de áreas urbanas de forma a manter e aumentar a biodiversidade de invertebrados é muito importante para apoiar a diversidade de pássaros nas cidades”, conclui Planillo. “Em particular, para manter ou aumentar a sobrevivência dos insetos, sugerimos cortes extensos ou reduzidos, deixando no lugar madeiras e pedras mortas, a preservação de terras isoladas e a redução do uso, ou preferencialmente a evitação, de agrotóxicos” .

materiais fornecido por Forschungsverbund Berlin. Nota: o conteúdo pode ser editado quanto ao estilo e comprimento.